Uma cratera que se estende por vários quilômetros na cidade de Mai Mahiu, no Quênia, e que já forçou algumas famílias a se retirarem de suas casas pode, em um futuro, provocar a divisão do continente africano em dois.

Mai Mahiu se localiza sobre o Vale do Rift, região considerada de intensa atividade sísmica. De acordo com a pesquisadora da Universidade de Londres Lucia Perez Diaz, o vale tem uma estrutura geológica formada pelo fenômeno rifte continental, que consiste no afastamento em direções opostas de duas placas tectônicas – no caso, a africana, a Oeste, e a somali, a Leste.

Em artigo publicado no site Theconversation, Lucia explica que as fendas são o estágio inicial da fratura continental que pode resultar na formação de uma nova bacia oceânica.

Hercólubus ou Planeta Vermelho – Português

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!