O surto de toxoplasmose em Santa Maria faz com que os serviços de saúde do Município alertem para os principais cuidados para evitar a doença.

O Médico Veterinário e Sanitarista que atua na rede municipal e na 10ª Coordenadoria de Saúde, Paulo Renato Gonçalves, coloca que se deve evitar mexer em terra sem luvas ou em lixo, porque ali pode estar o protozoário que transmite a doença. O gato é o reservatório e transmite, através das fezes, ao meio ambiente.

Outra questão fundamental, diz o Veterinário, para evitar não só a toxoplasmose como outras doenças é lavar bem frutas verduras (preferencia deixa em imersão por 15 minutos em água com limão ou vinagre). E ainda não comer carne mal passada.

Gonçalves alerta  que no caso de Santa Maria, não descarta uma infiltração em canos de água, rachados, próximo a acúmulo de lixo.

Ele foi enfático ao dizer que não se deve matar os animais e sim tratá-los com vermífugo. E acredita que se dever ter um programa de castração de gatos como tem para cães, para evitar a proliferação de animais de rua, os mais suscetíveis a ter doenças, principalmente os filhotes.

SOBRE A DOENÇA

Toxoplasmose é causada por um cisto do tipo Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados – em especial carne crua ou mal passada, principalmente de porco e de carneiro – e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.

Esses cistos podem infectar quase todas as partes do organismo humano, incluindo cérebro, músculos e até mesmo o coração. No entanto, se a pessoa for saudável de um modo geral, o sistema imunológico a defenderá bem contra as ações do parasita, mantendo-o inativo dentro do organismo e impedindo, assim, que a pessoa volte a ser infectada novamente por ele.
Mas se a resistência não for tão boa, principalmente se o paciente tiver alguma doença que comprometa o sistema imunológico, a infecção pode ser reativada e causar sérias complicações.

A toxoplasmose não é contagiosa entre humanos – ou seja, ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, as fezes de gatos e outros felinos e a ingestão de alimentos contaminados não são a única porta de entrada para o parasita. Humanos também podem adquirir a doença em outras situações, como:

Usando facas e outros utensílios de cozinha contaminados
Comer frutas e vegetais mal lavados
Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos

A doença também pode ser congênita. Neste caso, ela é transmitida da mãe infectada para o bebê por meio da placenta. Se a mulher foi diagnosticada com a doença um pouco antes ou durante a gestação, as chances de ela passar a inflamação para o filho são de 30%, em média.

Fatores de risco
Qualquer pessoa pode ser infectada pelo parasita da toxoplasmose, mas alguns fatores de risco aumentam os riscos de contaminação, confira:

Aids/HIV: com o sistema imunológico debilitado, a pessoa torna-se mais vulnerável à ação do protozoário
Quimioterapia: estar sob tratamento de quimioterapia também afeta a resistência do organismo
Medicamentos: alguns deles também podem causar prejuízos ao sistema imunológico
Gravidez: se a mulher tiver sido diagnosticada com toxoplasmose, um tratamento específico pode reduzir as chances do bebê nascer com a doença

Em função do surto de toxoplasmose, a principal preocupação dos órgãos de saúde e médicos é, em especial, as gestantes. Durante o pré-natal, o obstetra solicita algumas sorologias (exame de sangue que mostra quais são as principais infecções que a gestante já teve) para avaliar seu estado imunológico. Diversas infecções são de elevada importância na gravidez devido ao risco de transmissão para o feto, entre elas, a toxoplasmose.

fonte

Designer de Moda, reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade e espiritualidade.