Às vezes, tudo o que você precisa fazer é olhar para as suas próprias mãos com um pouco mais de cuidado.

Às vezes, tudo o que você precisa fazer é olhar para as suas próprias mãos com um pouco mais de cuidado.

Em busca de pistas sobre a sua saúde, suas palmas, a textura da pele, as unhas, o suor e até a cor das suas mãos podem te ajudar a perceber determinadas situações.

Veja 7 sinais de que você precisar estar atento à sua saúde:

1. Funcionamento da tireoide

Os dedos inchados e mãos frias podem ser sinais de hipotireoidismo, ou seja, de uma tireoide pouco ativa. Já o hipertireoidismo, que é uma tireoide hiperativa, pode te dar sinais como a pele avermelhada ou pele seca em suas mãos.

2. Níveis de nutrientes

Você já perdeu a conta de quantas vezes você quebrou suas unhas? Unhas fracas podem sinalizar uma deficiência de zinco, vitamina A, vitamina C ou biotina. Pode também ser um dos sinais de hipocalcemia, isto é, baixo teor de cálcio. As rachaduras nas unhas também podem indicar uma deficiência de proteína.

3. Sinal de hiperidrose

Muitas pessoas têm níveis de suor nas palmas das mãos quando se exercitam ou experimentam uma sensação de ansiedade. Porém, quando as glândulas sudoríparas estão hiperativas, o suficiente para você ter dificuldades de abrir coisas, por exemplo, pode ser consideradas um dos sintomas da hiperidrose.

“Geralmente existe um componente genético, começa na infância ou na idade adulta e não ocorre à noite”, explicou o Dr. Gary Goldenberg, professor de dermatologia da Escola de Medicina Icahn, à revista Medical Daily.

4. Condições cardíacas

A força das suas mãos pode revelar quão saudável seu coração está e até medir seu risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame. Estudos mostraram que a força de preensão pode ser uma boa maneira de avaliar a idade biológica, ainda, explicaram que a força muscular das mãos mais fraca pode tornar mais difícil para uma pessoa sobreviver a um problema médico crônico.

5. Parkinson

Agitar a mão quando se está em repouso ou não ser capaz de realizar qualquer atividade pode ser um sinal da doença de Parkinson. Isso é bem diferente do tremor regular que a maioria das pessoas experimenta devido ao estresse, à ingestão de cafeína ou até mesmo ao usar as mãos para uma atividade.

“O tremor na doença de Parkinson é muitas vezes chamado de ‘pílula’, porque é como enrolar uma pequena pílula entre o polegar e o lado do dedo indicador”, explicou o neurologista Gathline Etienne, da Piedmont Healthcare, na Geórgia.

6. Níveis de Oxigênio

A anemia é uma condição que resulta em baixos níveis de glóbulos vermelhos saudáveis. Isso diminui a capacidade de transportar oxigênio adequado para os tecidos do corpo. A palidez das mãos podem ser sinais de anemia, de acordo com o Dr. Jack Jacoub, médico oncologista do Centro Médico Memorial Orange Coast, na Califórnia.

7. Eczema

Suas mãos são ásperas e propensas a coceira e erupções cutâneas, apesar da grande quantidade de hidratante que você usa? Procure um dermatologista para determinar se você tem o eczema na sua pele.

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, o eczema nas mãos também pode causar bolhas, rachaduras dolorosas, secura, crostas, sensação de queimação e sangramento da pele.

FONTE

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!