Enquanto o mundo parece um lugar livre, de pessoas postando sorrisos brancos em lugares incríveis, sabemos que por trás disso existe apenas um impressionismo barato de redes sociais, a realidade é pouco vivida, os momentos reais são raros pois as pessoas os bloqueiam naturalmente. Mas e quando além disso tudo ainda existe um governo monitorando cada passo seu? Não digo apenas pelas redes sociais, smartphones e dispositivos que vivemos conectados mas também ao vivo, por câmeras, lembrando muito a Obra de George Orwell chamada “1984”.

“Grande Irmão”, tradução literal de “Big Brother” no original, que na verdade significa “Irmão Mais Velho”, em linguagem coloquial inglesa, é um personagem fictício no romance “1984” de George Orwell.

Na sociedade descrita por Orwell, todas as pessoas estão sob constante vigilância das autoridades, principalmente por teletelas (telescreen), sendo constantemente lembrados pela frase propaganda do Estado: “o Grande Irmão zela por ti” ou “o Grande Irmão está te observando” (do original “Big Brother is watching you”).

Desde a publicação de “1984”, as expressões “Big Brother” ou “Grande Irmão” são usadas geralmente para descrever qualquer excesso de controle ou autoridade por uma figura, ou tentativas por parte do governo de aumentar a vigilância, ou iniciativas (sejam de governos, órgãos de governo ou empresas) que culminam em violação e invasão de privacidade. FONTE

1,4 Bilhões de pessoas sob vigilância

Na China o Governo está monitorando os passos de todos os civis, de um lado para o outro, analisando níveis de violência, neutralidade e demais reações seguidas por milhares de câmeras espalhadas no País. O que antes era ficção e até programa de TV, agora é realidade:

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!