Um grupo de pesquisadores acredita que os cheiros da natureza podem evitar o estresse e até o câncer nas pessoas. O estudo, produzido no Japão, avalia o efeito terapêutico dos aromas das árvores e pode dar origem a um novo tratamento alternativo de aromaterapia.

De acordo com os especialistas, quando os cheiros da floresta começam a agir no organismo, já diminuem o estresse e a irritação. Sendo assim, caminhar numa área verde pode estabilizar a pressão arterial e fortalecer a imunidade das pessoas.

O estudo analisou os efeitos que os óleos essenciais e os odores emitidos pelas árvores exercem no organismo. Qing Li, um dos cientistas que coordenam a pesquisa, desconfia que os pinheiros estejam entre as árvores que tenham um dos maiores potenciais terapêuticos na natureza.

Li criou o centro de pesquisa International Society of Nature and Forest Medicine, o qual viabiliza a aplicação do cheiro das árvores em tratamentos alternativos. A ação inspirou os finlandeses, que criaram o Finnish Forest Research Institute, centro de referência que também estuda os fins terapêuticos dos cheiros das árvores.

Embora os cientistas ainda não tenham concluído as pesquisas sobre os efeitos dos que sentimos nas florestas, já foi comprovado que olhar para fotografias com temas relacionados ao meio ambiente relaxa o cérebro da mesma maneira que se o indivíduo estivesse no local fotografado.

“Não há nada mais espiritual, do que através do vento nas folhas das árvores, no meio do campo, dia frio e nublado, sentir a grandeza ventando violenta. Movendo os galhos vergados de velhos, emprestando seu gesto numa forma de sim, numa dança harmônica, no bailado da mata. Envolto ao cheiro das plantas molhadas, da terra bem fofa, do olhar sem limite, ouvir Villa-Lobos bachianas talvez, caminhando no vento soprando no rosto, sentir-se bem só e sonhando com Deus. Misturar-se no campo diluindo meu eu, o vento nas folhas me faz sentir bem, livre, tranquilo, perto de Deus, como se aquilo tudo, fosse enfim, uma doce oração, um presente para mim.” Fernando Rizzolo

Viver em contato com a natureza é estar em equilíbrio, lembre-se disso.

Designer de Moda, reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade e espiritualidade.