Uma “tempestade severa”, com característica evidente de atividade tornádica, atingiu o município de Sarandi, no norte do Rio Grande do Sul, na noite de segunda-feira (11).

De acordo com a Defesa Civil, a localidade de Linha Baios. Construções foram destruídas por completo e objetos arremessados à distância. Árvores foram decepadas e telhas de zinco arremessadas contra fios de alta tensão, o que resultou em curtos-circuitos.

Na localidade de Águas do Angico, casas simplesmente desapareceram com a tormenta restando amontoados de entulhos e ferro retorcido. No local, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas após o desabamento de um imóvel.

Na rodovia estadual ERS-404, o vento forte tombou dois caminhões sendo que o motorista de um deles teve ferimentos leves e entrou em estado de choque.

Também houve registro de granizo, cujas pedras de até seis centímetros de diâmetro, perfuraram telhados e destruíram plantações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão oficial de meteorologia brasileira, confirmou, mediante dados técnicos da Defesa Civil e imagens da destruição, que a região foi atingida por um tornado, com destruição compatível a um fenômeno de categoria EF3, na Escala Fujita Melhorada (2007), com ventos variando entre 219 e 266 km/h.

Todos os atingidos pelo temporal estão aceitando doações. TODA AJUDA É BEM VINDA, principalmente com roupas, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. Os donativos podem ser entregues com a Claudete Kemmerich na sua casa, na estrada Natalino.

Para mais informações sobre doações, contatar (54) 9 9699-1070.

Central de Doações da Defesa Civil do RS:

Local: Centro Administrativo Fernando Ferrari

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1501

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira, das 08h30 às 18h30

Contato: (51) 3288-6781 ou (51) 3212-2675

Todo material arrecadado, em período de Campanha ou não, passa por uma triagem e é distribuído para entidades, instituições e municípios carentes.

Prioridades: Alimentos não perecíveis e agasalhos

LINKS ÚTEIS PARA CONTATO:

ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA DE SARANDI/RS:

SECRETÁRIA: SANDRA REGINA JORDÃO JACOVOS

 

ENDEREÇO: Rua Tai, 828 – Centro | Fone: (44) 3905-1807

ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA DE SANTA ROSA/RS:

CRAS – Centro de Referência em Assistência Social (Centro) (55) 3511-5122

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!