O que é a Reparação?

A Reparação é uma ONG sem fins lucrativos, com sede na cidade de Bragança Paulista, fundada em 2013, que por meio do trabalho voluntário, se dedica à reforma de casas em bairros de baixa renda e que não se encontram em condições adequadas de habitabilidade. Somos uma organização sem vínculos políticos ou religiosos.

Nosso objetivo: Com base no entendimento de que uma moradia digna é condição essencial para o desenvolvimento pessoal e para uma vida íntegra, buscamos, tendo a reforma de casas como ferramenta, causar um impacto positivo, amplo e de longo prazo na vida de famílias. Buscamos a transformação dos voluntários através do envolvimento social, do trabalho em equipe, além de disseminar a corrente do bem e motivar pessoas a criar outros grupos que possam realizar trabalhos similares aos da Reparação

“Muita gente pequena em lugares pequenos fazendo coisas pequenas podem mudar o mundo.” Eduardo Galeano

Quem somos? Nossos recursos humanos

Somos um grupo de aproximadamente 30 voluntários que participa das atividades de organização da ONG e que recruta novos voluntários de acordo com a necessidade de cada ação. Contamos ainda com o apoio de uma estagiária que atende na sede, em dias úteis, das 8h às 12h.

Porque não fazemos mais ações? Porque não crescemos?

Nossa capacidade de atuação atinge o máximo de 3 ações por ano, tendo em vista o fato da equipe de organização ser totalmente voluntária, além das limitações de recursos humanos e financeiros para a promoção das obras.

Área de abrangência

Exclusivamente em moradias do município de Bragança Paulista, SP.

Como se dá a escolha das famílias atendidas?

Recebemos diversas indicações de famílias candidatas à Reparação através da Assistência Social do município, das próprias famílias e dos nossos voluntários. Os critérios básicos de seleção, são: Obrigatoriedade da família ter a posse do imóvel; A família atendida não ter condições de sair da situação de risco por meios próprios;
Condições de saúde dos familiares; Idade avançada ou presença de crianças entre os moradores;
Condições de vida insalubre.

O processo se conclui após as visitas sócios-econômicas, de viabilidade técnica, e, avaliação do grupo de organização.

Como faço para ser voluntário?

Você pode se tornar voluntário através da participação na organização da ONG, onde realizamos reuniões periódicas para planejar as atividades, e nas ações de reparação, onde as inscrições ficam disponíveis na página https://www.facebook.com/ongreparacao/ normalmente 3 semanas antes da realização da Reparação.
Para ficar informado sobre as atividades da ONG, siga-nos no Facebook!

A Reparação recebe grande número de inscritos ao longo do processo de seleção de voluntários. Infelizmente, por questões de segurança e até por limitação de recursos, nem sempre conseguimos atender todos os voluntários. Por conta desses motivos, damos preferência aos voluntários que possuem habilidades técnicas necessárias para a Reparação e disponibilidade para as atividades a partir da sexta-feira à noite, onde iniciamos a ação com um treinamento e apresentação detalhada da ação, e respectivamente, no Sábado e Domingo, dias efetivos da ação.

Como faço para realizar doações para a ONG?

Você pode doar:

Recursos financeiros: contribuições pelo Pay Pal ou através de crédito em nossa conta corrente:
Banco do Brasil
Ag. 0167
C/C 48.173-4
Razão Social: Reparação
CNPJ 20.840.053/0001-28

Material: entrando em contato com a nossa estagiária, na sede, pelo telefone (11) 4035-0345, whatsapp (11) 9 7726-7963, ou e-mail contato@reparacao.org.br;

Obs: Aceitamos doações de móveis e eletrodomésticos que estejam em excelentes condições de uso, pois esses, serão utilizados pela família, e portanto, necessitam estar em perfeitas condições. É importante mencionar que não temos recursos para retirada de doações e nosso espaço na sede é limitado. Não aceitamos doações de roupas.

Cronograma básico da ação da Reparação:

Início do processo: aproximadamente 4 meses antes da Reparação, com visitas às famílias pré-selecionadas e definição da família a ser atendida;
Pré-reparação com equipe de mão-de-obra especializada: aproximadamente 15 dias antes da Reparação;
Treinamento: sexta-feira antes da Reparação;
Sábado/Domingo: execução da obra;
Reunião de fechamento da Reparação: aproximadamente 10 dias após a finalização da ação.

Plano de trabalho da Reparação para replicar o trabalho:

Convite aos interessados para a participação nas reuniões periódicas;
Reuniões exclusivas com o grupo de organização para os interessados;
Convite aos interessados a participar do treinamento e da execução da obra.
Os interessados deverão contar com recursos próprios.

Designer de Moda, reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade e espiritualidade.