Vulcão de Fogo, na Guatemala, volta a entrar em erupção

O vulcão de Fogo, na Guatemala, voltou a entrar em erupção nesta segunda-feira (4) e a retirada de moradores de áreas próximas prossegue, segundo a Reuters. A explosão de domingo (3), que foi uma das mais violentas das últimas décadas, deixou 25 mortos e afetou 1,7 milhão de pessoas.

O governo estima que 296 pessoas ficaram feridas, e milhares de moradores tiveram que deixar suas casas na região do vulcão, localizado a cerca de 50 km da capital.

No domingo, o vulcão de Fogo ficou em atividade por mais de 16 horas e o Instituto de Vulcanologia já tinha advertido para a probabilidade de uma nova explosão. À noite, o porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, disse que 3 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas e 653 foram levadas para abrigos nos departamentos de Escuintla (sul) e Sacatepéquez (oeste).

O vulcão, de 3.763 metros de altura, fica entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez. Esses três departamentos foram os mais afetados pela erupção, que é considerada a mais forte desde 1974.

“Essa é a maior erupção desde 1974, temos tido erupções constantes mas não nesta dimensão, que caíram até 8 km de lava de grande magnitude”, disse Gustavo Chigna, especialista do Instituto Nacional de Sismologia e Vulcanologia.

A cinza lançada pelo monte atingiu os 10.000 metros de altura acima do nível do mar e cobriu várias cidades. As imagens exibidas na televisão e divulgadas nas redes sociais mostram corpos no chão, assim como veículos e casas destruídos pela erupção. O aeroporto internacional La Aurora teve que ser fechado. [G1]

NOTA DO AUTOR: Até uma porta entende que estamos sim passando por transformações aceleradas em nosso Planeta, algo está mexendo com os vulcões, com as marés e os céus no pálido ponto azul deste sistema solar. É mais fácil ignorar os fatos, os relatos milenares de momentos semelhantes vividos e registrados em escrituras de civilizações antigas e que agora, parecem estar se repetindo… Algo no espaço está mexendo com o nosso sistema? Ou será um ciclo natural de limpeza da mãe terra? Estamos prestes a saber.

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!