Na época, a civilização mudou para sempre.

Pesquisadores traduziram símbolos antigos famosos em um templo na Turquia e contam a história de um impacto devastador de cometas há mais de 13 mil anos.

Ao cruzar o evento com simulações computadorizadas do Sistema Solar por volta dessa época, os pesquisadores sugerem que as esculturas poderiam descrever um impacto de cometas que ocorreu por volta de 10.950 aC – aproximadamente na mesma época em que começou uma mini era glacial que mudou a civilização para sempre.

Esta era do gelo, conhecida como as Dryas mais jovens , durou cerca de 1.000 anos e é considerada um período crucial para a humanidade, porque foi nessa época que a agricultura e as primeiras civilizações neolíticas surgiram – potencialmente em resposta aos novos climas mais frios. O período também foi relacionado à extinção do mamute lanoso .

Mas embora o Younger Dryas tenha sido minuciosamente estudado, não está claro exatamente o que desencadeou o período. Um ataque de cometa é uma das principais hipóteses , mas os cientistas não conseguiram encontrar provas físicas de cometas por volta dessa época.

A equipe da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, diz que essas esculturas, encontradas no templo mais antigo do mundo, Gobekli Tepe, no sul da Turquia, mostram mais evidências de que um cometa provocou o Younger Dryas.

“Acho que esta pesquisa, junto com a recente descoberta de uma anomalia generalizada de platina em todo o continente norte-americano, praticamente selou o caso em favor do impacto do cometa Dryas,” disse o pesquisador Martin Sweatman a Sarah Knapton, do  The Telegraph .

“Nosso trabalho serve para reforçar essa evidência física. O que está acontecendo aqui é o processo de mudança de paradigma.”

A tradução dos símbolos também sugere que Gobekli Tepe não era apenas outro templo, desde que se supunha – também poderia ter sido um antigo observatório.

“Parece que Gobekli Tepe era, entre outras coisas, um observatório para monitorar o céu noturno”, disse Sweatman à Press Association .

“Um dos seus pilares parece ter servido como um memorial para este evento devastador – provavelmente o pior dia da história desde o fim da Idade do Gelo.”

Acredita-se que o Gobekli Tepe tenha sido construído em torno de 9.000 aC – cerca de 6.000 anos antes de Stonehenge -, mas os símbolos no pilar datam o evento para cerca de 2.000 anos antes disso.

As esculturas foram encontradas em um pilar conhecido como a Pedra Vulture (foto abaixo) e mostram diferentes animais em posições específicas ao redor da pedra.

Réplica-de-pilar-43-the-Vulture-pedra-em-Gobekli-Tepe-Sanliurfa-Museu-Turquia-crédito-Alistair-Coombs-xlarge trans NvBQzQNjv4BqImq0gSBkzcH -jHFXstKOOPHi e1tpOIk75CAYQiDp0Alistair Coombs

Os símbolos há muito intrigavam os cientistas, mas Sweatman e sua equipe de engenheiros descobriram que eles realmente correspondiam a constelações astronômicas e mostravam um enxame de fragmentos de cometas atingindo a Terra.

Acredita-se também que uma imagem de um homem sem cabeça na pedra simbolize o desastre humano e a extensa perda de vidas após o impacto.

As esculturas mostram sinais de ser cuidado pelo povo de Gobekli Tepe por milênios, o que indica que o evento que eles descrevem pode ter tido impactos duradouros na civilização.

Para tentar descobrir se esse ataque de cometa realmente aconteceu ou não, os pesquisadores usaram modelos de computador para combinar com os padrões das estrelas detalhadas na Pedra Vulture para uma data específica – e encontraram evidências de que o evento em questão teria ocorrido em torno de 10.950 AEC, mais ou menos 250 anos.

Aqui está o que os pesquisadores sugerem que o céu teria parecido naquela época.

Posição-de-sol-e-estrelas-no-solstício de verão-de-10950-BC-crédito-Martin-Sweatman-e-stellarium-large trans NvBQzQNjv4BqNEaEPVj0ukpq09fI7aH1yBMC7RW9ZfAWIPxLerSbKeUMartin Sweatman e Stellarium

A datação dessas esculturas também coincide com um núcleo de gelo retirado da Groenlândia, que aponta o período de Younger Dryas como começando em torno de 10.890 aC  .

De acordo com Sweatman, esta não é a primeira vez que a arqueologia antiga fornece insights sobre o passado da civilização.

“Muitas pinturas rupestres paleolíticas e artefatos com símbolos animais semelhantes e outros símbolos repetidos sugerem que a astronomia pode ser realmente muito antiga” , disse ele ao  The Telegraph.

“Se você considera que, de acordo com os astrônomos, este cometa gigante provavelmente chegou ao sistema solar interior há cerca de 20 a 30 mil anos, e teria sido uma característica muito visível e dominante do céu noturno, é difícil ver como pessoas antigas poderiam ter ignorado isso, dadas as prováveis conseqüências “.

A pesquisa foi publicada em Arqueologia Mediterrânea e Arqueometria .

Via e-mail do leitor Mike Dil