Um meteotsunami de 1,5 metros atingiu praias turísticas em partes de Maiorca e Menorca. Uma onda atingiu Ciutadella, na costa oeste de Menorca, na madrugada de segunda-feira (16). Praias próximas também foram inundadas pelo meteotsunami, chamado de rissaga em espanhol catalão (ressaca). Essas são grandes ondas semelhantes a tsunamis, desencadeadas por perturbações na pressão do ar causadas por eventos climáticos que se movem rapidamente, como trovoadas.

O fenômeno climático anormal também afetou as estâncias de férias em Maiorca, com bares e terraços inundados pela água do mar ao longo da costa de Andratx e cobrindo as estradas à beira-mar.

Em certas condições, tempestades podem desencadear um fenômeno conhecido como meteotsunami, particularmente em áreas onde a profundidade do mar é suficiente para amplificar a altura das ondas através da ressonância. As correntes ascendentes e descendentes dentro de uma tempestade podem criar mudanças de pressão pequenas e de curta duração, levando inicialmente a pequenas ondas do mar.

Essas ondas podem ser amplificadas drasticamente pela ressonância entre a velocidade do sistema de tempestade e a velocidade da onda se estiverem em fase. A velocidade da onda do mar está relacionada com a profundidade do mar. Essas ondas também podem ser canalizadas por baías costeiras, estuários e enseadas. Meteotsunamis foram observados globalmente, inclusive ao redor da costa da Grã-Bretanha, mas algumas regiões como o Mediterrâneo são mais suscetíveis.

Proprietários de barcos no balneário da costa sudoeste de Maiorca foram filmados tentando proteger seus barcos, com as imagens sendo compartilhadas amplamente nas redes sociais. A corrente forte quebrou as cordas de um veleiro histórico usado pelo Conselho da Ilha de Maiorca, que teve que ser resgatado por marinheiros e trazido de volta ao porto quando ele foi levado para o mar.

FONTE

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!