Outro planeta? pra onde ele foi? onde está hoje? seria Nibiru?

A maioria dos planetas tem pólos mais ou menos alinhados com os do sol, que rotulamos norte e sul. Não Urano. Por alguma razão, o sétimo planeta do sol sempre rolou de lado, lançando todo tipo de estranha atividade magnética nesse meio tempo. É improvável que Urano tenha sido inclinado quando se formou e os astrônomos tenham se esforçado para entender a causa.

Nova pesquisa publicada hoje na do Astrophysical Journal sugere que Urano foi atingido por um planeta duas vezes o tamanho da Terra há muito tempo. Essa colisão poderia ter mudado radicalmente o planeta, resultando em sua reveladora inclinação e tornando-o relativamente frígido em comparação com Netuno mais distante.

Urano tem cerca de 14 vezes a massa da Terra e cerca de quatro vezes maior em raio. Seja qual for o acerto, acredita-se que Urano tenha estado entre duas ou três massas da Terra. Tal objeto teria massa e tamanho suficientes para criar uma grande colisão, mas pequeno o suficiente para despojar Urano de menos de 10% de sua atmosfera.

O objeto, de acordo com a pesquisa, provavelmente está mais próximo de duas massas terrestres, pois isso teria aumentado mais o gás e a poeira que surgiram para formar as luas Uranianas internas. Urano tem 27 luas, mas 13 delas são consideradas luas “interiores”. Parte da massa do planeta teria sido incorporada em Urano, algumas foram para as luas, e o resto possivelmente escapou do sistema inteiramente.

Colisões planetárias no início do sistema solar não eram incomuns. A lua provavelmente se formou a partir de outro protoplaneta que se espatifou na jovem Terra, e um planeta fugitivo tem sido o suspeito culpado por trás da estranha inclinação de Urano. O novo estudo reforça essa hipótese e dá uma boa margem para a massa do objeto – o que também explica onde alguns dos objetos entre o tamanho da Terra e Netuno desapareceram.

Agora, podemos muito bem saber pelo menos uma das razões pelas quais o gigante do gelo é tão esquisito – mas muitas outras esquisitices provavelmente estão encerradas no interior de Urano.

fonte: popularmechanics via Mike Dil