Pesquisas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, revelam que um dos maiores medos do ser humano é a solidão. Será que é possível ser feliz sozinho? Compartilhar é ótimo, porém, querer compartilhar sempre pode sufocar as outras pessoas e a você mesmo. O vazio e solidão que preenchem, muitas vezes, o seu coração acaba sobrecarregando seu companheiro, seus amigos e sua família. O medo da solidão se transforma num ciclo vicioso e você acaba sempre correndo atrás de companhia. Eu não sei se é bom ou ruim, mas passei minha infância praticamente toda sozinha, sem irmãos, isso me obrigou a aprender a desenvolver brincadeiras, dar risada e me divertir sozinha. E essa lição foi um grande treino e preparo para vida adulta, pois aprendi a conviver comigo mesma e a ser feliz em minha própria companhia. Aprendi a desfrutar da solidão. Às vezes, penso que conviver com outras pessoas me incomoda mais do que estar sozinha. O processo de autoconhecimento foi primordial para este bem-viver só.

Separei algumas coisas importantes que aprendi nesta jornada solitária para compartilhar com você.

Invista pesado no autoconhecimento

Autoconhecer-se é assumir a responsabilidade de ser feliz com você mesma(o). Significa compreender seus defeitos, tentar mudá-los e principalmente conhecer suas qualidades.Quanto você sabe seus limites e pontos fortes fica mais fácil conviver consigo mesmo. E isso só será possível quando você se permitir ficar só.Não quer dizer que você tenha que ficar sozinho sempre e para sempre, mas permita-se ter momentos de solidão.Pessoas interessantes são aquelas que procuram de alguma forma evoluir e se conhecer. Quanto mais você se conhece, mais você aprende a ficar sozinha(o) e gostar mais da sua companhia.


Torne-se o único responsável por sua felicidade

Atribuir a sua felicidade a outra pessoa é o mesmo que abrir mão da felicidade. O que tiver que acontecer vai acontecer, não precisa criar situações para arrumar um grande amor, quando for o momento ele aparecerá. Com medo da solidão, muitas pessoas passam a vida buscando um companheiro(a) para ser feliz. Como resultado, acabam casando com qualquer pessoa, por medo de envelhecer só.

Ainda assim, acontece da pessoa se anular por completo para agradar o marido ou a esposa. Mas logo se dá conta que não está tão feliz quanto imaginava que seria. Em alguns casos, o casamento está indo de mal a pior, mas por medo da solidão, a pessoa não se separa e segue com um relacionamento tóxico. Este é um sinal claro de que o problema não está no outro e sim em você. Respeite suas vontades e não anule pessoas ou atividades que você gosta para agradar alguém. Mantenha sua autoestima e essência, quem tiver que gostar de você, gostará tal qual você é. Para que sua “alma gêmea” chegue até você, é primordial ter consciência de que o único responsável pela sua felicidade é você mesmo. E tudo bem se não aparecer sua “alma gêmea”, não se culpe por isso, afinal, ninguém pode interferir nos planos que Deus traçou para você.


Seja sua melhor companhia

Quantos filmes entraram e saíram de cartaz e você não foi ao cinema porque não tinha companhia ou porque ninguém o convidou? Já é hora de ir ao cinema sozinha(o), não acha? Permita-se fazer atividades agradáveis como ir ao cinema, teatro, jantar, viajar ou ir para academia sozinha(o). Existem momentos de estar acompanhada(o) e existem os momentos em que a vida nos “obriga” a aprender a caminhar sozinhos. Então, ao invés de reclamar ou ficar depressivo, aceite e desfrute deste momento tão íntimo. Quem sabe você pode se tornar um grande amigo de si mesmo? Eu tenho uma amiga que sempre diz que vai começar academia quando ela arrumar alguém para ir com ela. Eu penso que ela não vai levar isso a sério, porque ela já está dependente de alguém para começar, ou seja, o dia que a amiga não for para a academia, ela também não vai e logo vai desmotivar. Quem realmente quer alguma coisa vai e faz, com companhia ou não. Torne-se um criador da sua realidade com total autonomia emocional.


Em resumo…

Para finalizar aposte no silêncio, medite, permita-se conhecer o ser humano maravilhoso que você é. Concentre-se no momento presente e aceite a sua situação do momento, com certeza ela tem algo bem importante para ensinar.Observe seus pensamentos, mas não embarque neles, pois a melancolia e o vitimismo podem tomar conta do cenário e criar um grande drama onde não existe.E também fique alerta, pois você pode gostar tanto de ficar sozinha(o), que conviver com outras pessoas pode se tornar um grande fardo. O ideal é o caminho do meio, nem muito só, nem muita gente.

Saber o momento de interiorizar, ficar só e saber o momento de socializar, desfrutar de bons momentos com companhias agradáveis!

O Segredo

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!