Nota do autor: Na última Quarta feira, 26 o Verdade divulgou um vídeo sobre os grandes 5 terremotos gigantes que viriam até o final do ano. O vídeo estará no final do post. E não demorou muito para acontecer, segue abaixo o primeiro registro de um grande terremoto seguido de tsunami: 

Informação preliminar mencionava um morto, 10 feridos e algumas casas destruídas, mas não há balanço preciso. Terremoto de magnitude 7,5 provocou ondas de até 2 metros na região de Palu.

Uma série de terremotos abalou a ilha indonésia de Sulawesi nesta sexta-feira (28) e levou à formação de um tsunami que, segundo uma autoridade, varreu casas em pelo menos duas cidades. As ondas chegaram a até 2 metros, e depois recuaram, segundo funcionários do governo.

A Indonésia havia declarado um alerta de tsunami após o mais forte dos terremotos, que registrou magnitude 7,5, mas o suspendeu cerca de meia hora depois. O abalo foi seguido por vários tremores, incluindo um de magnitude 6,7.

O porta-voz da agência indonésia para desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse em uma entrevista na TV que o tsunami atingiu Palu, que é capital da província de Sulawesi, e uma cidade menor, Donggala.

Momento do tsunami na Indonésia

Um vídeo que circula em rede sociais mostra o momento em que uma onda invade a área costeira na cidade de Palu. A imprensa local não conseguiu confirmar a autoria e autenticidade do vídeo até o momento, mas as imagens coincidem com os arredores de um shopping na cidade de Palu, e o funcionário de um museu na cidade confirmou ao jornal “Jakarta Post” que a área foi atingida, antes de a telefonia falhar. As comunicações na área no momento estão interrompidas, informa a agência Associated Press.

O porta-voz da agência de desastres disse que casas foram varridas e famílias foram dadas como desaparecidas.

“O corte nas telecomunicações e a escuridão estão dificultando os esforços para obter informações”, disse o porta-voz. “Toda capacidade nacional será usada e, amanhã de manhã, vamos mandar aviões Hércules e helicópteros para prestar assistência nas áreas afetadas pelo tsunami.”

A TV indonésia mostrou um vídeo de celular em que uma onda poderosa atinge Palu, com pessoas gritando e correndo com medo.

O aeroporto de Palu suspendeu as operações por 24 horas devido a danos causados ​​pelo terremoto, segundo a AirNav, que supervisiona o tráfego aéreo na Indonésia.

Mais cedo, informações preliminares indicavam que hvia uma morte e 10 feridos, além de dezenas de casas danificadas. Não há no momento, no entanto, um balanço oficial de vítimas.

G1

Criador do Site Verdade Mundial, fotógrafo por amor e profissão. Um inquieto da sociedade! Acredito que podemos mudar o pensamento das massas com a informação. Temos as ferramentas e a vontade de ver um Mundo melhor e livre. Estamos nessa luta há dez anos e em frente!