A ilha japonesa Esanbe Hanakita Kojima, ao norte do Japão, desapareceu e autoridades estão investigando o caso. A situação preocupa o país, pois poderia ser devido ao aumento do nível do mar. As autoridades japonesas já  estão a conduzir uma busca da ilha que desapareceu no norte do país e cuja localização permitiu a extensão das águas territoriais japonesas.

A mídia internacional foram os que liberaram o desaparecimento da ilha, ilhota, chamado Esanbe Hanakita Kojima, é de cerca de 650 mil pés da ilha de Hokkaido, no norte do Japão no Mar de Okhotsk. Apenas a leste, a Rússia tem uma cadeia de ilhas que chama de Ilhas Curilas, mas que Tóquio chama de Territórios do Norte.

Alguns especialistas dizem que esta ilha sob o mar poderia ser devido à erosão de água e gelo e implicar uma redução em águas territoriais japonesas, de acordo com o jornal Asahi, citando fontes da Guarda Costeira, uma associação de pescadores na cidade de Sarufutsu alertou as autoridades em setembro passado a ausência da pequena ilha, chamada Esanbehanakitakojima, localizado a cerca de 500 metros da costa, um membro da aldeia de pescadores de associação, Tomohiko Kihara, estudou a situação da ilha, com mapa cartográfico e verificou que não era visível a partir da costa ou dos navios que navegavam na área.

É uma ilha norte pequena de Hokkaido contidas nos registros geográficas no Japão desde 1987, com uma altura de 1,4 metros acima do nível do mar, em 2014, o governo japonês fez um nome oficial e outras 157 ilhas Esanbehanakitakojima costas japonesas desabitadas, a fim de definir de forma concisa as águas territoriais, veteranos pescadores lhe disse isso, mas lembre-se que uma ilha tinha sido há décadas, geralmente evitada a área, porque o software de navegação gravou a massa de terra como um recife subaquático.

FONTE

Designer de Moda, reikiana, praticante e apaixonada por Yoga, Manoela desenvolveu um grande interesse na conexão espiritual entre o passado, presente e o futuro da humanidade, seus caminhos e mudanças ao longo dos séculos. Suas pesquisas para o Verdade Mundial vem sendo amplamente visualizadas nas áreas da sociedade e espiritualidade.