Um fenômeno desconhecido, provavelmente um meteoro, iluminou o céu na madrugada deste domingo (21), em províncias do norte e do centro da Argentina, segundo informaram redes sociais e canais locais de TV.
“Pode ter sido um meteorito que se desintegrou ao entrar na atmosfera e causou a luminosidade”, indicou o astrônomo Mariano Ribas, do Planetário de Buenos Aires, ao canal C5N.
“Uma bola de fogo iluminou a noite”, contaram testemunhas nas redes sociais Twitter e Facebook. Vídeos caseiros e de câmeras de segurança exibidos na TV mostravam o momento em que ocorreu o clarão, às 3h20 locais.
“A única informação que temos são os depoimentos de testemunhas”, disse uma fonte policial, que pediu para não ser identificada, em Santiago del Estero.
A maioria das testemunhas disse que o fenômeno lembrou a explosão de um meteoro no céu da Rússia em 15 de fevereiro.
Não houve nenhuma explicação oficial na Argentina sobre a origem do fenômeno, que também produziu um efeito sonoro sentido nas províncias de Santiago del Estero, Chaco, Salta, Córdoba, Tucumán e Catamarca.
Chuva de meteoros
Todo mês de abril ocorre a chuva de meteoros Lirídeas, na constelação de Lira. Neste ano, seu auge foi na madrugada de domingo para segunda-feira (22), às 3h, sendo visto em boa parte do hemisfério Sul do planeta.
Possivelmente, o clarão avistado na região Norte da Argentina pode ter vindo dessa chuva de meteoros, que causa cerca de 20 explosões por hora no seu ponto máximo. A Lirídeas deve continuar até 26 de abril, segundo os astrônomos.
ENTENDA A DIFERENÇA
| Asteroide | Objeto rochoso, relativamente pequeno e inativo, que orbita o nosso Sol |
| Meteoroide | Sobras de asteroides ou cometas que orbitam o nosso Sol |
| Meteoro | Fenômeno que ocorre ao longo da atmosfera da Terra e deixa um rastro de luz no céu |
| Meteorito | Quando um meteoroide ou um asteroide resistem à passagem pela atmosfera terrestre e atingem o solo do nosso planeta, ele é classificado como um meteorito |
| Cometa | Objeto de gelo relativamente pequeno, mas muitas vezes ativo, que tem cauda de gás e poeira |
Fonte: http://noticias.uol.com.br

Você gostaria de receber milhares de visitas no seu Blog ou Site todos os dias?<br />Conheça <a href="http://www.divulgablogsite.com" rel="nofollow">WWW.DIVULGABLOGSITE.COM</a><br />Uma ideia simples porém genial!<br />Um muro onde você cola nele o Banner do seu Blog<br />ou<br />Cola o nosso Banner na sua área de parceiros e aparece de graça automaticamente listado na página segundaria: <a href=
CurtirCurtir