350 Toneladas de lixo tóxico vindo dos EUA são apreendidos em Santa Catarina

2e75857be7934a55509d23a54a1e3d93Fiscais da Receita Federal e do Ibama apreenderam lixo tóxico no porto de Navegantes (SC)

Fiscais da Receita Federal e do Ibama apreenderam no porto de Navegantes (a 111 km de Florianópolis), nessa terça-feira (10), 353 toneladas de lixo tóxico, importado dos Estados Unidos em 15 contêineres. Exames feitos na carga indicaram contaminação por chumbo, um metal pesado altamente poluente.

Faça um rápida pesquisa sobre outros espisódios de lixo tóxico enviado ao Brasil

O importador declarou “cacos, fragmentos e resíduos de vidro” para burlar a vigilância. De fato, eram cacos de vidro, mas de tubos de raios catódicos (usado em tubos de imagem de televisores antigos), que têm um teor de chumbo de 11%. A Receita não divulgou o nome do importador.
O material era destinado ao processamento em indústrias. Segundo a Receita, o valor da mercadoria era baixo, quase o mesmo do frete. De acordo com o Ibama, a importação de material contaminado é vedada pelo acordo internacional da Convenção da Basileia. O país exportador (no caso os Estados Unidos) é obrigado a receber de volta o material exportado, no prazo de cinco dias. Os procedimentos para a devolução já foram tomados pela Receita.

Fonte: UOL

13 comentários em “350 Toneladas de lixo tóxico vindo dos EUA são apreendidos em Santa Catarina

Adicione o seu

  1. Pensem no assunto antes de falar mal dos outros. Vejam que a carga chegou ao Brasil graças a importação de um brasileiro. Então, não foram eles que nos mandaram, fomos nós que encomendamos e compramos bem baratinho, quase o preço do frete. Quem é mais lixo nisso tudo?

    Curtir

  2. Daí essa mercadoria fica presa aqui no Brasil??? O nosso governo também deve nos achar tremendos imbecis! Tinha que &quot;devolver&quot; a carga e NÃO prendê-la aqui!<br />Concordo plenamente com o William &quot;não é o que eles pensam de nós mas é o que NÓS DEIXAMOS PENSAR SOBRE NÓS&quot;

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: