Texto na descrição do vídeo via Youtube:
“Pessoal vamos divulgar este vídeo, estão encobrindo a verdade sobre o aparecimento da espuma que está se alastrando por toda a baía da Ilha Grande e a baía de Paraty, em nota divulgada por estes órgãos abaixo, eles relatam que a espuma é somente um fenômeno natural, oque não é verdade pois no vídeo podemos ver claramente que esta espuma está saindo de dentro da Usina Eletro Nuclear de Angra dos Reis, temos que passar está informação a frente para todos ficarem cientes do que está acontecendo.
– Em nota Oficial divulgada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) na ultima sexta-feira, eles afirmam que a espuma é um é um fenômeno que não representa perigo a população, e que não foi detectada a presença de surfactantes (detergente, sabão), que promovem a formação de espuma. As espumas foram causadas pela grande concentração de matéria orgânica associada à presença de plâncton, principalmente microalgas.
– A Eletrobrás também divulgou uma nota esclarecendo que a espuma, que pode ser de coloração amarelada ou esbranquiçada, é composta basicamente de ar, água e de matéria orgânica. E, é formada também pela mistura de restos de organismos marinhos animais e vegetais mortos (fitoplancton e zooplancton). “Quanto mais matéria orgânica, mais espuma”
– E por sua vez a A Capitania dos Portos de Angra, por sua vez, informou que já tinha analisado as espumas, em setembro deste ano. A investigação foi feita na região da Ponta Grossa, na Ilha Grande, e constatou que as algas se desprendem do fundo do mar e, ao baterem em pedras, provocam as espumas amareladas.
Ainda de acordo com a Capitania, a apuração foi feita no período em que a Marinha participou do exercício de simulação de acidente nuclear, deste ano, em Angra.
– O fenômeno não representa gravidade à vida marinha, e em nenhum momento os pescadores interromperam suas atividades.
Oque podemos constatar com imagem verdadeiras é que estão tentando acobertar um grande desastre que está acontecendo. vamos abrir os olhos da população e pedir aos órgãos competentes para nos esclarecerem a real situação desta catástrofe que está acontecendo”.
Pesquisando um pouco mais descobri que até saiu na mídia aberta sobre a espuma, mas claro, de forma distorcida:
Dica do leitor Airton Cunha
COMPARTILHE, DIVULGUE, NÃO DEIXE A NATUREZA PASSAR POR ISSO POIS AFETARÁ EM NOSSAS CRIANÇAS!

É preciso medir a radioatividade no local e confrontar com os padrões aceitos pela AIEA.
CurtirCurtir
É preciso medir a radioatividade no local e confrontar com os padrões aceitos pela AIEA.
CurtirCurtir
a espuma veio do mar e entrou pela tomada de água,e com certeza tem que sair pelo uqj,que é a saída de água da unidade ! vai sair no mar de volta,ou alguém pensa que é a usina que produz esta espuma ???
CurtirCurtir
a espuma veio do mar e entrou pela tomada de água,e com certeza tem que sair pelo uqj,que é a saída de água da unidade ! vai sair no mar de volta,ou alguém pensa que é a usina que produz esta espuma ???
CurtirCurtir
Corrosão na tubulação de descarte 🙂 usina tupiniquim, bem provavel que a noticia em 2014 seja usina interditada por corrosão em estágio avançado em todas tubulações.Temos duas opções !1. a usina ta indo pro saco.2. excesso de matéria orgânica entra com a água pela captação, evapora , excesso de M.O + SAL + condensação = água quente com espuma amarelada
CurtirCurtir
Gravaram esse video com o que ? Uma batata ? '-'
CurtirCurtir
Corrosão na tubulação de descarte 🙂 usina tupiniquim, <br /><br />bem provavel que a noticia em 2014 seja usina interditada por corrosão em estágio avançado em todas tubulações.<br /><br />Temos duas opções !<br /><br />1. a usina ta indo pro saco.<br />2. excesso de matéria orgânica entra com a água pela captação, evapora , excesso de M.O + SAL + condensação = água quente com espuma amarelada
CurtirCurtir
Gravaram esse video com o que ? Uma batata ? '-'
CurtirCurtir
Bem presunçoso esse texto hein?!, sabia q vc deveria apenas relatar o fato e não colocar sua opinião leiga e sem embasamentos?
CurtirCurtir
Bem presunçoso esse texto hein?!, sabia q vc deveria apenas relatar o fato e não colocar sua opinião leiga e sem embasamentos?
CurtirCurtir