Matéria retirada do site De Olho No Tempo

Frio de -74,6°C na Antártida e calor de 51°C no Paquistão. Extremos de temperatura ao redor do planeta.

Nas últimas 24 horas, a diferença entre a menor temperatura mínima e a maior temperatura máxima de todo o planeta foi de 125,6°C.

A estação meteorológica instalada no local continuamente habitado mais ao sul do planeta Terra, a Estação Polo Sul Amundsen-Scott, de propriedade dos Estados Unidos, na Antártida, registrou nas últimas 24 horas, temperatura mínima de congelantes -74,6°C. A estação está instalada a uma altitude de 2.835 metros da capa de gelo da Antártida.

Oposto do frio extremo do Polo Sul, a onda de calor que já matou mais de 350 pessoas na Índia, agora influência as condições do tempo também no Paquistão, que teve calor surreal – à sombra – de 51°C na cidade de Sibi, município localizado na província de Baluchistão, no centro do país.

md-onda-calor-india-mata-800

Oficialmente, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) reconhece o valor de -89,2°C sendo a menor temperatura mínima já registrada em superfície no globo terrestre, em 21 de julho de 1983, em Vostok, Antártida.

E de 56,7°C sendo a maior temperatura máxima já registrada em superfície no globo terrestre, em 10 de julho de 1913, no Vale da Morte, no estado da Califórnia, oeste dos Estados Unidos.

FONTE