Em sua essência, Terra olha para a história natural da humanidade e para nossa existência na Terra. O filme revive a única jornada de uma espécie que, entre milhões de outros, evoluiu e emergiu das muitas fases de crescimento do nosso planeta. À medida que avança, assistimos a uma série de características notáveis e individuais de certas formas de vida.

Entretanto, conforme a narração continua – subjetivamente como a humanidade – ele vai gradualmente mudando de sua história natural e começa a mostrar como a nossa espécie respeita e representa o mundo. Como o homem se torna consciente do mundo em volta dele, e como esta visão evoluiu ao longo de milhares de anos para o estado atual de inconsciência?

Como nós agora desejamos interagir com outras espécies que vivem ao nosso redor? O poder de Terra está nesta questão específica. Este documentário irá mostrar como a nossa própria imagem e representação da natureza sempre foram decisivas na história da humanidade e como ela ainda pode mudar o rumo dos eventos que estão por vir.

O mundo selvagem se tornou símbolo de fantasia e uma fonte infinita de entretenimento, seja ele encantador, problemático ou trágico. Mas, na realidade, os animais selvagens se tornaram os refugiados mais desesperados do planeta Terra. Eles estão com fome, com sede e não tem nenhum lugar para ir. A segunda realidade é que eles compartilharam esta condição com uma parte da humanidade que também está sofrendo. A condição animal não é diferente da condição humana: e esta é o raciocínio final deste filme.

Comemos carne, mas não queremos ver nem saber de onde ela vem. Animais sofrem todos os dias para saciar os humanos… A Amazônia é devastada para criar mais gado. O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de carne no mundo inteiro. Comemos soja, milho, grãos transgênicos, que prometiam acabar com a fome mas não acabaram. Você já parou pra pensar nisso? No que estamos transformando o nosso planeta, e no que vai restar dele? PENSE, MUDE, antes que seja tarde demais…

GOODPLANET FOUNDATION
Para proteger o planeta e vivermos nele juntos.

A GoodPlanet Foundation é uma extensão do trabalho artístico de Yann Arthus-Bertrand e do seu compromisso com a proteção do meio-ambiente. Tem por objetivo inspirar as pessoas a adotarem uma ação positiva que respeite a Terra e os seus habitantes. A fundação produz filmes, exposições, livros e programas de ensino desenvolvidos para aumentar a consciência ecológica e presta auxílio a comunidades vulneráveis, através de 25 iniciativas em matéria de questões ambientais em todo o mundo.

O seu filme HUMAN, que foi apresentado à Assembleia Geral das Nações Unidas, foi visto por mais de 3 milhões de pessoas e visualizado por mais de 30 milhões de pessoas na internet.