Calor extremo na Patagônia, frio congelante nos EUA… o que está acontecendo com o nosso planeta azul?

A Europa vive um clima incomum, enquanto o Reino Unido bate recordes de calor, a França e a Escandinávia vivem no início da primavera, além disso, a Turquia e a Grécia registraram episódios de neve neste mês atípico de fevereiro, um possível novo sinal da mudança climática.

O Reino Unido bateu seu recorde de calor na terça-feira para um mês de fevereiro, e mesmo para um dia de inverno, com 20,6 graus. Nos últimos dias, os registros mensais também foram registrados em locais em vários países, como: Ourense (Espanha), 21 graus em Pleyber-Christ (França) e 18,8 graus em Uccle (Bélgica).

As temperaturas também são extraordinariamente altas na Escandinávia, com um recorde para fevereiro registrado no sábado em Kvikkjokk (9,1 graus), perto do Círculo Polar Ártico, na Suécia. Em Linge (Noruega), o termômetro atingiu 17,8 graus.

Ao mesmo tempo, o termômetro chegou a 5ºC em Lecce (Itália) e 3ºC em Thessaloniki (Grécia), onde nevou no último final de semana, bem como no noroeste da Turquia.

Essa situação está relacionada à circulação atmosférica que foi instalada neste final de semana e que dura. “O que vemos na Grã-Bretanha, com mais de 20 graus no inverno pela primeira vez, é o que esperamos ver com a mudança climática.” Friederike Otto, pesquisador do Instituto de Mudança Ambiental em Oxford.

Em geral, os cientistas relutam em atribuir um evento climático extremo apenas a mudanças. No entanto, mais e mais pesquisas estão tentando determinar se um evento desse tipo poderia ter ocorrido em um mundo não sujeito à mudança climática.

Aqui no Rio Grande do Sul por exemplo, estamos em pleno verão, tivemos temperaturas perto dos 40º, alguns ultrapassando e gerando recordes históricos de calor desde que as temperaturas começaram a ser medidas. E, ao mesmo tempo, tivemos duas ondas frias, com temperaturas muito abaixo do normal para esta época do ano. Pinheiro Machado: 3,8°C
Herval: 5,3°C
Livramento: 7,3°C
Bagé: 7,5°C
Jaguarão: 8,3°C
Dom Pedrito: 8,4°C
Rio Grande: 9,7°C
Pelotas: 9,9°C

As chuvas são torrenciais quando vem, e aconteceu inclusive em torno de 3 episódios na nossa cidade, o que agora chamam de “tsunami meteorológico”. Estão surgindo palavras e menções que antes não eram comum serem usadas, pois o clima esta mudando extremamente rápido.

 No Rio de Janeiro por exemplo, temporais no inicio de fevereiro deixaram a cidade em estado de emergência, causando graves danos e mortes.

Um dia pode estar muito quente, e o outro muito frio… está mudando muito rápido, e não venham nos dizer que isso é normal, porque não é! As grandes mídias vão tentar esconder ao máximo as alterações climáticas que vão ocorrer em nosso plante,a esta na hora de acordarmos e vermos a realidade sem filtros.