Um novo estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revelou um efeito imprevisto da mudança climática: mais da metade das águas dos oceanos mudará de cor até o final do século. Um artigo dos autores do trabalho na Nature Communications explica isso.

Como será a nova tonalidade? Mais fundo Ou seja, as áreas azuis serão ainda mais azuis e as áreas verdes serão ainda mais verdes. A cor da água azul é explicada pelo fato de que suas partículas absorvem quase todas as freqüências de luz, exceto azul e violeta, que são refletidas para fora.

áreas oceânicas Portanto áridas, tais como sub, têm uma cor mais azulada, o aquecimento global alterar a cor de mais de metade do volume de água do mar, o que irá afectar a cadeia alimentar de espécies marinhas.

As regiões próximas ao Equador e os polos abrigam mais organismos marinhos. Uma vez que estes não têm dificuldades com a absorção das partes azul e violeta do espectro da luz solar, a água tem uma cor mais verde. Principalmente, isso se deve a diferentes espécies de fitoplânctons que contêm clorofila e algas de cor verde, cujo crescimento e floração serão acelerados pelo aquecimento global.

No entanto, de acordo com o principal autor do estudo, pesquisador do Departamento de Ciências da Terra, Ciências Atmosféricas e Planetárias do MIT e do Programa Conjunto sobre a Ciência e Política da Mudança Global Stephanie Dutkiewicz, as mudanças serão graduais e não pode parece significativo à primeira vista. O padrão básico do planeta permanecerá como é hoje, com regiões mais azuis nas regiões subtropicais e verdes próximas aos pólos e ao equador.

A mais séria das conseqüências é que o novo ecossistema que será criado é a possível alteração das cadeias alimentares das espécies que se alimentam de fitoplâncton.