Uma tempestade que atingiu o Havaí (Estados Unidos) no último fim de semana trouxe neve pesada e ventos prejudiciais, causou grandes ondas e acabou com a vida de um turista de 66 anos da Califórnia.

Vários centímetros de neve caíram em Maui e um parque estadual na ilha poderia ter registrado a queda de neve a menos altura do estado norte-americano. “Talvez pela primeira vez na história, a neve tenha caído em um parque estadual havaiano”, escreveu o Departamento de Terra e Recursos Naturais do Havaí em sua página no Facebook.

As ondas na costa norte da ilha de Oahu excedeu 18 metros de altura, na tarde de 10 de Fevereiro, confirmou Gavin Shigesato, meteorologista Previsão Escritório Honolulu Serviço Nacional de Meteorologia citado por EUA hoje.

Além disso, ventos de mais de 300 quilômetros por hora foram registrados no pico do vulcão Mauna Kea. Nas áreas mais baixas, esses riachos derrubaram árvores e causaram quedas de energia em todas as ilhas: quase 27 mil pessoas ficaram sem eletricidade.

As autoridades norte-americanas abriram dois centros de evacuação em Oahu e pediram aos moradores do litoral norte do Havaí que se preparassem para as enchentes. Além disso, a Cruz Vermelha instalou um abrigo em Kauai.

FONTE