Em 1974: – A Apple só seria fundada dois anos depois.
– Elon Musk tinha 3 anos de idade.
– Microsoft só seria fundada no ano seguinte.
– A Nasa estava em plena missão Apollo, que acabaria no ano seguinte.
– A guerra do Vietnã estava no seu auge.
– O KISS e o Rush lançavam seus primeiros discos.
E, no Brasil, João Gurgel apresentava no programa Silvio Santos seu carro elétrico.” Além do carro elétrico, ele (Gurgel) apresentou o conceito de carro popular,

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel (Franca26 de março de 1926 — São Paulo30 de janeiro de 2009), foi um engenheiro e ex-industrial brasileiro do ramo automobilístico. Ele montou em 1969 a fábrica Gurgel, com a proposta de produzir veículos 100% nacionais.

Sonhando com o carro nacional

Desde sua juventude, sonhava em fazer um carro brasileiro, tanto que em sua formatura da Escola Politécnica de São Paulo, apresentou um pequeno veículo de dois cilindros, batizado Tião. [1] Como projeto pedido foi um guindaste, quase é reprovado. Ouviu então de seu professor: “Carro não se fabrica, Gurgel, se compra“.

Pós-graduado nos Estados Unidos, trabalhou na Buick Motor Corporation e na General Motors Truck and Coach Corporation.

O empresário

Em 1958, criou a Moplast Moldagem de Plásticos e começou a desenvolver projetos próprios, tornando-se fornecedor de luminosos para diversas empresas brasileiras.

Em 1964 João Augusto se desligou da Moplast e abriu, ainda em São Paulo, a Macan Indústria e Comércio Ltda., revenda Volkswagen que também fabricava karts, mini-carros infantis e um transportador industrial para movimentação de cargas em fábricas e aeroportos, denominado Mocar [4].

Pouco depois, em 1º de setembro de 1969, fundou a Gurgel Indústria e Comércio de Veículos Ltda., ainda em São Paulo.

Sua carreira foi marcada pela busca do desenvolvimento de tecnologias automotivas nacionais, utilizando capital igualmente nacional. Característica marcante nos veículos fabricados por sua empresa eram as suas carrocerias de fibra de vidro.

Gurgel era contrário ao uso do álcool de cana-de-açúcar como combustível. Ainda assim, produziu alguns (poucos) carros com motor a álcool. Na grande maioria os veículos da sua marca eram movidos a gasolina. Segundo ele, a terra deve produzir alimentos e não combustíveis.

Gurgel Motores

Com o sonho em mente, fundou em 1969 na cidade de Rio Claro a Gurgel Motores S/A.

A partir de 1972 passou a dedicar-se à produção de veículos especiais. Após 1975 começaram a ser produzidos os primeiros veículos utilitários tipo fora de estrada da marca Gurgel, marca que em 1981 lançou o primeiro veículo elétrico da América Latina, o Itaipu E-500. Idealizador do primeiro e até hoje, único carro genuinamente brasileiro: o Gurgel BR-800.

A Gurgel acabou fechando as portas no final de 1996, por questões financeiras e derrotada pelas grandes multinacionais.

Família

Casado com Carolina Barbosa, foi filho de Romeu do Amaral Gurgel e Maria H. Conrado. Teve três filhos: Fernando Barbosa do Amaral Gurgel, Maria Cristina Barbosa do Amaral Gurgel e Maria

Morte

Sofrendo do mal de Alzheimer havia oito anos, João Gurgel morreu no dia 30 de janeiro de 2009, aos 82 anos, na sua casa, na cidade de São Paulo (SP).