Uma queda parcial de energia atinge a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) desde a segunda-feira (29), segundo a Nasa, a agência especial americana. Um defeito em um disjuntor causou a queda de parte dos canais de energia da estação.

O lançamento de uma cápsula com suprimentos para a estação especial estava agendado para a quarta-feira (1º) mas foi remarcado para ocorrer depois de sexta-feira (3) por conta da falha.

Tripulantes da estação estão usando um braço robótico para tentar substituir o equipamento danificado. Não há risco imediato para os seis astronautas que moram atualmente na estação, de acordo com a Nasa.

A eletricidade na estação espacial é fornecida por oito painéis solares instalados no exterior da estrutura. A energia gerada pelas placas é encaminhada para o laboratório por meio de quatro switches, equipamento semelhante a um disjuntor. Apenas um deles apresentou defeito. Como consequência, dois dos oito canais de energia da ISS deixaram de funcionar.

O lançamento de uma cápsula de carga para a estação, marcado inicialmente para quarta-feira (1º) foi adiado porque, para capturar a cápsula e receber os suprimentos, os astronautas utilizam um braço robótico que foi afetado pela queda de energia.

Aquela teoria do charlie sempre me vem em mente…

G1