ADIFO, abreviatura inglesa de “Objeto Voador Multidirecional”, é uma máquina voadora projetada “para mudar o paradigma atual dos voos”. Em velocidades baixas, é operado como um quadricóptero, enquanto em alta velocidade, é uma aeronave supersônica altamente eficiente, movida a jato, cujo corpo age como uma asa de baixa resistência. Os inventores romenos projetaram o disco voador para oferecer agilidade aérea sem precedentes em uma ampla gama de velocidades.

Dois engenheiros romenos, Razvan Sabie e Iosif Taposu, conseguiram criar um objeto em forma de disco capaz de se movimentar pelo ar. O objeto recebeu o nome de Adifo. O equipamento desenvolvido é um protótipo de pouco mais de 1 metro de diâmetro e possui uma tecnologia para voar em qualquer direção.

A forma é semelhante à de um disco voador, mas os criadores dizem ter se inspirado na anatomia de um golfinho para projetá-lo. O prato pode voar graças a quatro hélices em sua base, que proporcionam a decolagem e o pouso, e dois jatos traseiros, que permitem a propulsão horizontal.

A tecnologia de voo do Adifo é uma questão de aerodinâmica, já que dificilmente o contato com o ar atrapalha seu movimento. Ele é projetado pelos criadores para atingir voos supersônicos, nos quais o movimento é mais rápido que a velocidade do som. Segundo os desenvolvedores, já existem empresas interessadas no equipamento. [FONTE]