As informações vieram de relatos fragmentados de várias fontes, e aquele site alerta que a natureza do tópico faz com que a tentativa de tirar conclusões extremas sobre o que exatamente está acontecendo nas grandes áreas de espaço aéreo isolado que cercam o sul do estado de Nevada é algo extremamente especulativo.

TheDrive informou que um punhado de Notices To Airman – NOTAMs (Avisos para Aviadores) interessantes foram publicados e identificam áreas restritas distintas dentro da NTTR que estão sendo colocadas fora dos limites para qualquer tráfego aéreo, em qualquer altitude.

Estes NOTAMs foram para tripulações militares, não para aviões civis ou para aeronaves leves que tentam navegar pela NTTR, quando algumas das Áreas Operacionais Militares (de sigla em inglês, MOAs) podem estar fora de uso.

O site TheDrive informou:

O usuário do Twitter, Bryan Herbert, que fica de olho nos acontecimentos aéreos e em notícias de última hora em toda a região, publicou pela primeira vez sobre o NOTAM em 8 de agosto.

Esse aviso foi para o R-4806E, um bloco norte-sul alongado de espaço aéreo restrito que mede cerca de 50 por 15 milhas (80 por 24 km) e fica ao sul da pequena comunidade de Alamo e leste de R-4806W. Um número de alvos ar-solo e uma instalação que é frequentemente usada para treinamento de e outros exercícios de integração de ativos terrestres e aéreos estão localizados lá. No centro do R-4806E, o espaço aéreo restrito em questão, está o Lago Seco do Deserto, mas nada está realmente localizado lá ou no trecho de terra que fica abaixo desse espaço aéreo como um todo.

É importante notar também que o Desert Lake fica a cerca de 48 km a sudeste de Groom Lake / Área 51.

Bryan Herbert @ KE6ZGP · 8 de agosto de 2019 123.2250 – Vôo não identificado, nenhum indicativo (callsign) escutado, conversando com uma estação não ouvida sobre um atraso de chuva e permanecendo em um padrão de espera.

Outro NOTAM foi publicado no dia 10 de agosto para o mesmo espaço aéreo, com o tempo efetivo começando às 8: 00 PM (20h00) hora local. Como o primeiro NOTAM que foi publicado alguns dias antes, este também é basicamente a partir do solo até uma altitude ilimitada.

Bryan Herbert @ KE6ZGP Outro NOTAM para R-4806E. A janela abre às 20h, horário de Los Angeles. Assim como a outra noite, o teto é ilimitado, indicando algum tipo de lançamento.

Depois, outro NOTAM foi publicado, que se estendeu por dois dias, começando na noite de 10 de agosto, e que fechou o espaço aéreo desde a superfície da Terra, altitude ilimitada. Mas este é para outro bloco de espaço aéreo restrito, um bloco enorme que fica no flanco oeste da notória ‘área restrita’, que paira sobre a instalação. Este NOTAM ficou ativo desde a meia-noite de 11 de agosto até as 5h59 do dia 12 de agosto.

Bryan Herbert @ KE6ZGP Outro NOTAM interessante, este é para o R-4807A que separa o Groom Lake (R-4808N) da Tonopah Test Range (R-4809)

Além destes NOTAMs, rastreadores de aviões atentos notaram vôos da Janet Air para a Área 51 e instalações vizinhas, como o Tonopah Test Range Airport. Esta atividade invulgar é largamente entendida como sendo indicativa de um evento de teste principal, ou eventos de teste, ocorrendo fora e sobre a Área 51 e / ou outras partes da NTTR circundante.

A NTTR é usada para todos os tipos de treinamento, vôos de teste e exercícios de desenvolvimento classificados para recursos emergentes. Como tal, reservar espaço aéreo para determinadas tarefas não é incomum. Mas esse tipo de atividade no fim de semana e os blocos de altitude ilimitados declarados nos NOTAMs são intrigantes.

Em relação aos NOTAMs, alguns mencionaram a possibilidade de lançamento de um foguete de teste de algum tipo devido às restrições ilimitadas de altitude, o que seria estranho para a NTTR, pois ela não suporta esse tipo de teste ou operações, pelo menos não foguetes tradicionais.

O laser e outros sistemas de armas de energia dirigida mais exóticos podem exigir espaço aéreo totalmente higienizado até o espaço por questões de segurança. Na verdade, tal sistema poderia até ser usado contra recursos espaciais.

Ainda assim, talvez tenham sido apenas precauções para testar aeronaves muito sensíveis fora da área do Lago Groom. E sim, especialmente se elas são capazes de altitudes extremas.

Claro, existem muitas outras explicações possíveis. Eles não chamam a Área 51 de ‘Dreamland‘ (Terra dos Sonhos) por nada…

(Fonte) via OH