E, neste domingo (10) de Dia das Mães, aconteceu de novo: muita gente relatou, também nas redes sociais, ter visto dezenas dos satélites de Elon Musk sobrevoando o céu noturno brasileiro.

O número de satélites Starlink lançados pela SpaceX já é de mais de 420 — por enquanto. O projeto tem autorização para lançar 30 mil unidades, mas esse número pode subir para 42 mil, de acordo com os planos da empresa de Elon Musk. Com isso, o objetivo é fornecer internet banda larga de alta velocidade e baixa latência a todo o planeta, incluindo áreas remotas onde, hoje, não há esse tipo de conexão. Contudo, as centenas de satélites já lançados vêm causando bastante controvérsia no meio científico, pois sua reflexividade faz com que os objetos apareçam no céu noturno, prejudicando observações astronômicas. Por isso, a empresa recentemente anunciou novas medidas que testará, a partir do lançamento de junho deste ano, para resolver o problema.

Mas, se deixarmos essa polêmica de lado, podemos focar no outro lado do brilho dos Starlink, que é a admiração das pessoas que veem suas passagens no céu noturno.

A matéria do Yahoo completa com:

Então, se você também viu pontos brilhantes se movimentando de maneira incomum pelo céu, mantenha a calma, pois não são OVNIs! São apenas os satélites Starlink que ainda refletem luz solar o suficiente para serem avistados a olho nu.

Quer ver algo diferente além do entardecer na próxima terça-feira? Prepare um tempo entre 18h e 18h30, pois é nesse horário que terá novamente a passagem dos satélites da Starlink.

Para ajudar selecionamos aqui 4 trenzinhos da SpaceX para você saber a localização exata e não perder o momento, ou mesmo, se confundir:

Starlink Trem 3

Starlink Trem 4

Starlink Trem 5

Starlink Trem 6

Caso queira, pode acompanhar pelo App FindStarlink.com

NOTA DO AUTOR: Sim, as pessoas estão se confundindo com o Starlink, porém NEM todas as luzes lá em cima tem explicação. Já diria o próprio pentágono dos Estados Unidos nas últimas semanas…Né?