Veículo atraía centenas de fãs e turistas a trilha remota e exigia resgates caros ao governo local

O ônibus de “Na Natureza Selvagem” não está mais na natureza selvagem.

Quem aí também queria se aventurar por lá levanta a mão…

Com a ajuda de um helicóptero, autoridades do Alasca retiraram de uma trilha remota do lado de fora do Parque Nacional Denali o ônibus famoso pelo livro publicado por Jon Krakauer em 1996 e pelo filme “Na Natureza Selvagem”, de 2007, removendo um objeto que atraía centenas de fãs e turistas.

Muitas pessoas se arriscavam a caminhar até o local onde o aventureiro Christopher McCandless morreu de fome em 1992, de acordo com as autoridades.

A saga pessoal do jovem que abandona tudo e todos para viver um ideal de liberdade se tornou um sinônimo da aversão à sociedade de consumo, ao apelo da natureza, à recusa dos valores dos pais e à busca de um modo de vida autêntico.

“Incentivamos as pessoas a aproveitarem as áreas selvagens do Alasca com segurança e entendemos a influência que esse ônibus teve na imaginação popular”, afirma Corri Feige, comissária de Recursos Naturais do Alasca, em um comunicado.

“No entanto, este veículo abandonado e em deterioração exigia esforços para resgates perigosos e caros. Mais importante, estava custando a vida de alguns visitantes.”

O Departamento de Recursos Naturais do Alasca e a Guarda Nacional do Exército do Alasca trabalharam em conjunto para remover o ônibus da década de 1940.

Ao longo dos anos, muitas pessoas que fizeram peregrinações em direção ao veículo ficaram feridas ou se perderam. Dois se afogaram nas travessias do rio. Em abril, um turista brasileiro foi salvo e, em fevereiro, cinco turistas italianos foram resgatados.

O prefeito local classificou a remoção do ônibus como “um grande alívio”.

“Para a segurança pública sabemos que é a coisa certa”, disse o chefe do conselho de Denali, Clay Walker. “Ao mesmo tempo, faz parte da nossa história e parece um pouco agridoce ver um pedaço de nossa história ir embora pela estrada.”

O ônibus foi rebocado para a trilha cerca de 60 anos atrás por uma equipe, disse Walker. “Tornou-se uma atração perigosa que precisava de uma solução”, disse.

O destino do carro é desconhecido. O comunicado do Departamento de Recursos Naturais disse que o veículo está sendo mantido em um “local seguro” enquanto aguarda uma decisão. [FONTE]

Publicamos em nosso IGTV dias atrás um especial do filme “Into The Wild” confiram: