Como são as ‘jaulas’ em que os EUA estão detendo filhos de imigrantes sem documentos?

De acordo com o Departamento de Segurança Interna, a política levou à separação de cerca de 2.000 crianças de seus pais, em apenas seis semanas, embora o número possa ser maior. Em abril e maio de 2018, uma média de 45 crianças foi separada de seus pais por dia; há a expectativa de que um total de 30.000 crianças sejam detidas até agosto de 2018.

A política está associada à repressão de imigrantes que cruzam ilegalmente a fronteira México-Estados Unidos. De acordo com a política, denominada de “tolerância zero“, às autoridades federais separam as crianças de seus pais, familiares ou outros adultos que os acompanharam na travessia da fronteira: os adultos são enviados a prisões federais, enquanto as crianças e os bebês são colocados sob a supervisão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

O Canil

A instalação do Texas é conhecida como Ursula, embora os imigrantes a chamem de “La Perrera” (“O Canil”, em tradução livre), referindo-se às gaiolas instaladas no local que, além de imigrantes adultos, agora também são usadas ​​para albergar crianças separadas de seus pais depois de tentar atravessar ilegalmente a fronteira.

O senador democrata Jeff Merkley ganhou as manchetes no início deste mês quando tentou entrar em outra instalação que abrigava cerca de 1.500 crianças em uma loja desativada do Walmart – e não foi autorizado.

O jornal Los Angeles Times, que também enviou uma equipe para o centro de detenção, descreveu a instalação de 22 mil m² como “limpa, espaçosa e com piso de concreto”. O agente de patrulha responsável pela área, John Lopez, disse ao jornal que os 42 banheiros químicos do local são limpos três vezes ao dia. Há três paramédicos, dois membros da equipe médica e 310 funcionários, mas não há equipe de saúde mental ou treinamento, detalha o jornal. As luzes do prédio ficam acesas o tempo todo.

Do tamanho de um Walmart

A cerca de 80 km de distância, na cidade de Brownsville, cerca de 1.500 crianças estão alojadas em um prédio que já foi um hipermercado da rede Walmart. As crianças, entre 10 e 17 anos, foram detidas quando atravessavam a fronteira ilegalmente. É a maior instalação nos Estados Unidos para crianças e o número aumentou em centenas no último mês.

DICA:

Filhos da Esperança 2006

Direção: Alfonso Cuarón

Terra. 2027. As mulheres não conseguem mais ter filhos e a possibilidade da extinção da raça humana esta perto, até que encontram uma mulher misteriosamente está grávida. Assim Theodore Daron (Clive Owen) e outros passam a protege-lá a qualquer custo.