O céu de São Francisco, na Califórnia, ficou laranja nessa 4ª feira (9.set.2020) por causa dos grandes incêndios florestais que atingem a região. A cena, que lembra filmes apocalípticos, foi registrada por diversas pessoas nas redes sociais.

O San Francisco Chronicle mancheteia “dia surreal, ano surreal”. Já o Orange Countt Register titula “Tempestade de fogo toma conta da Costa Oeste”.

Mais de 14.000 bombeiros estão lutando contra os incêndios no Estado, que registrou 1 recorde de 930.800 hectares queimados em 2020. Segundo o governador Gavin Newsom, o desafio enfrentado nesta temporada é “extraordinário”.

A Bay Area Air Quality, agência de qualidade do ar da região, explicou que o céu laranja é resultado da fumaça dos incêndios florestais no ar.

“O céu laranja desta manhã é o resultado da fumaça de um incêndio florestal no ar. Fortes ventos nos últimos dias transportaram cinzas de incêndios no norte da Califórnia e na Sierra Nevada para a região”, informou.

“Essas partículas de fumaça espalham a luz azul e apenas permitem que a luz amarelo-laranja-vermelha atinja a superfície, fazendo com que o céu pareça laranja. Se a fumaça se tornar muito densa em uma determinada área, a maior parte da luz será espalhada e absorvida antes de chegar à superfície, o que pode causar céus escuros”, disse a agência, no Twitter.

O Serviço Meteorológico Nacional da Bay Area afirmou também na rede social que a qualidade do ar na 4ª feira (9.set) poderia piorar.  A MetSul mostra que a estatística mostra que a tendência é de alta tanto em número de incêndios como em área queimada a cada ano na Califórnia acompanhando o aquecimento do planeta.

As imagens ainda lembrar o filme Blade Runner 2049! Compare:

Cena do filme Blade Runner: