Após tempestade de areia, “chuva de sangue” atinge Europa rumo ao Brasil

O fenômeno ocorre devido aos ventos que sopram do deserto do Saara. Espanha já havia sido afetada

A tempestade de areia que atingiu a Espanha nessa terça-feira (15/3) alcançou diversos pontos da Europa e chegou ao Reino Unido. Nesta quarta (16), moradores registraram um céu alaranjado e uma “chuva de sangue”, que deixou diversos carros cobertos por uma fina camada vermelha.

Além dos veículos nas ruas, jardins e roupas das pessoas foram afetados pela poeira, vinda do deserto do Saara. Rebecca Bushby, moradora de Harefield Middlesex, teve o quintal da casa “inundado” pela “chuva de sangue”.

“Para ser honesta, eu pensei que estava ficando louca no começo e estava tentando descobrir como tudo ficou tão sujo, então percebi que parecia que tudo estava coberto de areia”, relatou.

Nas ruas e nos quintais, moradores do Reino Unido trabalharam nesta quarta para limpar poeira de objetos. Rich Harvey, de 36 anos, teve a jaquetas danificada pela areia e classificou o fenômeno como “uma garoa pesada”. “As poças são lamacentas e os carros brancos parecem enferrujados”, disse.

Nuvem de areia do deserto de Saara vai chegar ao Brasil

Modelos de dispersão de aerossóis indicam que a poeira do deserto alcançará estados situados mais ao Norte do território brasileiro

Uma nuvem de areia vinda do deserto do Saara se aproxima da costa brasileira. Registros dos sensores de detecção de aerossóis VIRRS a bordo dos satélites SNPP e NOAA-20 feitos no domingo (6/3) mostrava o material particulado na atmosfera sobre o Oceano Atlântico, já perto da costa do Nordeste do Brasil, informou a NOAA, administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos.

O transporte de areia do deserto africano deve prosseguir nos próximos dias sobre o Oceano Atlântico e vai alcançar as áreas continentais da América do Sul e do Caribe, inclusive estados mais ao Norte do Brasil. É o que indica a modelagem numérica do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus da União Europeia em suas projeções de profundidade óptica de aerossóis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: