Constelação familiar – Problemas financeiros

Lidar com a própria situação financeira é um exercício bastante cansativo para muitas pessoas. Isso porque muitas se mostram problemáticas quanto ao dinheiro e não conseguem se harmonizar com ele. Compreenda melhor a raiz dos seus problemas financeiros e como encontrar soluções para lidar com eles.

O centro é a família

A Constelação familiar defende que os problemas financeiros advém da má relação com os pais. Desde a infância, já entendemos aquela ideia de que os pais são os principais provedores dentro de uma casa. É por meio deles que conseguimos o sustento que precisamos e o ensinamento para buscar mais no futuro.

Entretanto, a má construção dessa herança coloca em risco a vida financeira de uma pessoa. Lembre-se que o campo familiar registra nossas ações e alerta para o desequilíbrio de variadas formas. Quem não respeita a história do próprio círculo familiar se torna incapaz de lidar com as emoções negativas que assolam o seu trabalho.

Prender-se demais nas dores emocionais suga o foco da energia que deveria irradiar ao lado profissional. É como se algo maior nos forçasse à insatisfação constante e algo semelhante a um vazio interno. Isso desvia sua força de como se colocar em crescimento e se desenvolver economicamente como deveria.

Principais causas dos problemas financeiros

A principal causa dos problemas financeiros é a má relação com os pais acima de tudo. Certamente há um desequilíbrio entre você e seus genitores que até o presente momento não recebeu atenção. Isso foi a fonte necessária para que seus problemas começassem a jorrar.

É visto que o pai tem a insistência que nós precisamos para ir atrás dos nossos sonhos. A mãe, por sua vez, dá o abraço acolhedor e sentimental que regula essas relações. De um modo geral, ambos executam um papel equilibrado que resulta no ato de prover e ganhar, algo que é repassado a nós.

Se isto se rompe e é quebrado de alguma forma, acabamos por colocar em risco a nossa própria situação financeira. Dinheiro representa força, poder, liberdade e possibilidade de se fazer quase tudo. Entretanto, se a gente não passar pelos ensinamentos dos nossos pais, o que aparentemente faz bem pode nos engolir e nos fazer sufocar.

Passe adiante

Nunca esqueça que você faz parte de um ciclo familiar onde tudo fica conectado. Ou seja, suas ações reverberam aos outros e em si mesmo, como que em um efeito rebote. Por isso, escolher bem as ações, pensamentos e sentimentos é um exercício a ser estudado quando pensamos no futuro.

Ainda que você tenha sido influenciado pelo campo familiar, é possível entender essa programação e reescrevê-la. Existe o respeito por sua história, mas também a autonomia de construir o seu próprio caminho. Compreender essa realidade e passar adiante coisas construtivas é a chave que procura para acabar com problemas financeiros.

Seja o dono de uma nova história de maneira mais desinibida e construtiva, ressignificando a sua vida. Basicamente, você será a dobra que o rio precisou para fluir melhor em direção a um lugar próspero. Apesar da analogia, o desejo e a conquista podem ser reais em sua vida.

Consequências

Não é fácil para ninguém pensar em como resolver problemas financeiros pessoais graças às consequências dos mesmos. O corpo e a mente experimentam sensações adversas graças ao momento de crise em que os indivíduos estão vivendo. Por conta disso, é fácil encontrar pessoas sofrendo também com:

  • Depressão

Muitos indivíduos acabam enfrentando a depressão por problemas financeiros e perdendo várias lutas. Isso gera uma falta de perspectiva e iniciativa para que possam se recuperar e retomar a sua vida financeira. Para muitos, é o fim da linha, já que acreditam que perderam tudo o que possuíam.

  • Sensação de incapacidade

Diante de tantas perdas, a pessoa se sente incapaz de conduzir a própria vida e se reconstruir. Este, aliás, é um dos fatores que impedem alguém de olhar a novas perspectivas de intervenção e recomeço. Sentir-se incapaz acaba com a estima e o faz duvidar das próprias capacidades naquilo que ele achava ter segurança.

  • Dúvidas sobre suas capacidades

Certamente, se está na situação acima, já se questionou a respeito de suas próprias capacidades. Problemas com dinheiro incapacitam a sua percepção e põe em risco a sua autonomia em enxergar o próprio potencial. Infelizmente, há muitas pessoas que acreditam nas especulações negativas que a própria mente faz.

Somos parte de um todo

O conceito de individualidade não é necessariamente um foco dentro do trabalho da Constelação. Lembre-se que estamos falando sobre uma abordagem na qual fazemos parte de uma conjunto. Esse tipo de realidade não pode ser mudada em qualquer circunstância, nós fazendo parte de um todo em qualquer momento.

Por conta disso, a falta de honra a essa ideia gera desarmonia em diversos setores de sua vida. Assim, os seus problemas financeiros se ligam diretamente à matriz de sua vida familiar. Graças a qualquer forma de desrespeito, você maculou um canal que se ligava com o seu próprio futuro.

Procure se ver como parte integrante, uma célula, dentro de um grande sistema. Isso vai ajudar de forma direta para que abra caminhos e possa explorar novas saídas ao problema atual. Acredite em si mesmo e no que pode fazer por toda a história da sua família no momento atual.

Não justifique suas falhas por falta de dinheiro

Para se eximir de qualquer tipo de culpa, muitas pessoas acabam justificando suas falhas. Colocar a culpa em algo ou alguém é uma saída muito fácil e denuncia uma falta de argumentos para encarar a realidade. É preciso ter responsabilidade para deixar à mostra o seu papel em tudo o que lhe aconteceu.

Mesmo que outra pessoa tivesse agido contra você, ainda precisaria lidar com a responsabilidade de ter deixado isso te atingir. Assim, o seu fluxo financeiro fica como resultado de um trabalho anterior a você, mas que também foi conduzido por você. O que fazemos com a nossa herança familiar ajuda a definir os rumos de nossa própria vida.

Por mais difícil que seja, aceite o seu papel nesse emaranhado, porém nunca deixe de trabalhar com ele. O destino será mais honesto com você se você fizer isso por si mesmo.

Como resolver meus problemas financeiros?

Não existe uma receita única para que todos possam lidar com os problemas financeiros que carregam. Todavia, a causa disso sempre vai ser a sua família e a história por trás dela e de seus antepassados. Nesse caminho, procure:

Ser grato pelo o que os pais puderam dar

Evite cobrar mentalmente, sentimentalmente ou mesmo de forma verbal tudo o que os pais não deram. Ao modo deles, ao bem ou não, entregaram tudo o que podiam e deviam aos filhos, assim como receberam antes. Procure ser grato pelo o que recebeu deles, pois isso te ajudou a crescer e se desenvolver.

Respeitar a sua história com os pais

Evite ficar longe da história verdadeira de sua família, por mais que ela o atinja de alguma forma. O respeito pelo o que passou vai impedir que você alimente ações e emoções negativas em seu caminho. Sem contar também que dá espaço para ter mais clareza em situações difíceis e complicadas como esta.

Não focar em suas emoções destrutivas

Em vez de ceder ao desespero e focar sua energia em emoções destrutivas, use esse tempo para refletir. Quando se trata de dinheiro, o assunto é sempre se reinventar e ter coragem para mudar quando preciso. Montar estratégias para reverter esse quadro e apelar para planos de contingência, mesmo sendo soluções para empresas com problemas financeiros ou negócios caseiros.

Considerações finais sobre problemas financeiros

Os problemas financeiros são resultados diretos da falta de contato pleno com a nossa família. Não compreender as primeiras lições sobre como se prover é um risco que coloca seu futuro em jogo. Além disso, desrespeitar a própria história familiar constrói um muro entre você e o sucesso financeiro.

Reflita a respeito do que foi conversado aqui e tente intervir a partir de agora em seu próprio futuro. Tome a iniciativa de construir uma história nova para si e para quem veio antes.

FONTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: