Estranhos sinais vindo do centro da Terra

O campo magnético da Terra é o resultado de partículas carregadas que ficam presas em uma dança turbulenta de correntes de convecção nas profundezas da superfície.

Mas de acordo com um novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pode haver um método para toda essa loucura.

Uma equipe liderada por Nicolas Gillet, da Universidade Grenoble Alpes, na França, descobriu que o campo magnético do planeta flutua como um relógio a cada sete anos, flutuando para o oeste a 1.400 km/h ao redor do equador – demonstrando que ainda há muito a se aprender sobre o funcionamento interno do nosso planeta.

Gillet à New Scientist:

“O que é importante saber é que o campo magnético no núcleo evolui em escalas de tempo muito longas. E o que testemunhamos são apenas pequenas mexidas em cima disso.”

Até agora, os cientistas previram que uma fina camada de rocha estratificada poderia estar causando mudanças no campo magnético entre o núcleo externo da Terra e seu manto. Mas a pesquisa de Gillet sugere que essas mudanças podem estar ocorrendo sem a camada de rocha.

Sua equipe analisou dados de campo geomagnético entre 1999 e 2021 obtidos por satélites e observatórios terrestres. E as descobertas, dizem eles, podem ter grandes implicações em como entendemos a formação do nosso planeta.

Gillet disse à Newsweek:

“Tentamos entender a física responsável pela evolução observada do campo magnético do nosso planeta. Ele evolui em todas as escalas de tempo, e os períodos mais longos mostram as mudanças mais fortes.

Essas mudanças interanuais permanecem inexplicáveis ​​desde sua descoberta no final da década de 1970 em registros terrestres. Entendê-las abre uma porta no campo profundo no núcleo, que não podemos sondar diretamente com base apenas em observações.”

(Fonte)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: