Asteroide que tinha grande chance de colidir com a Terra em maio não passará tão perto

Em 2013, quando um meteoro de 20 m explodiu no céu de Chelyabinsk, na Rússia, causou estragos em vários prédios e deixou algumas pessoas feridas. Agora, as atenções se voltaram para o asteroide 2009 JF1, de 13 m de diâmetro, que passará “perto” da Terra no dia 6 de maio.

Viajando a cerca de 24 km/s ou 85.958 km/h, o objeto estava na lista dos 10 mais perigosos da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (National Aeronautics and Space Administration ou Nasa).

A chance de colisão com nosso planeta na manhã de 6 de maio de 2022 era de apenas uma em 6.000. Porém, a Agência Espacial Europeia (European Space Agency ou ESA) refez os cálculos da órbita do asteroide e a probabilidade de impacto caiu para uma chance em 1.700.000.

Na época fizemos um vídeo sobre:

O 2009 JF1 foi descoberto pelo projeto Catalina Sky Survey, da Nasa, em 2009, por meio do observatório de Mt. Lemmon, no Arizona (EUA).

De acordo com o site astronômico The Sky Live, o asteroide chegará “perto” da Terra no dia 15 de maio, quando passará a 23,59 milhões de km. Isso equivale a mais de 61 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua.

FONTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: