C/2017 K2 passou raspando da Terra na última Quinta feira

Um cometa com cerca de 18 km de diâmetro fez sua aproximação máxima de nosso planeta no início da madrugada de quinta-feira (14/7). Batizado de C/2017 K2 (PanSTARRS), ele passou a 270 milhões de km de nosso planeta às 00h09, “perto” em termos astronômicos, porém mais do que a distância média entre Marte e a Terra (225 milhões de km).

Segundo o Observatório Nacional, o cometa de magnitude 8 é fraco demais para ser observado a olho nu, mas foi visível com pequenos telescópios em locais com condições favoráveis. Lembrando que a escala de magnitude é “invertida”: quando maior o valor, menor a visibilidade de um objeto. Vênus, que é o objeto mais brilhante em nosso céu depois da Lua, tem magnitude -4,47.

Quando o cometa C/2017 K2 (PanSTARRS) foi descoberto?

O K2 foi registrado pela primeira vez pelo Telescópio Espacial Hubble em maio de 2017, entre as órbitas de Saturno e Urano e a 2,4 bilhões de quilômetros do Sol, ou seja, 16 vezes mais longe do que a Terra está do Sol.

O cometa já estava ativo quando foi descoberto e, desde então, vem se movendo em direção ao Sol. Segundo alguns trabalhos recentes, ele pode ter iniciado sua atividade quando estava além da órbita do planeta Urano.

Inicialmente, as observações mostraram que o cometa tinha um núcleo grande e uma coma densa. Além disso, os dados do Hubble indicaram que ele poderia ter 18 quilômetros de extensão e o tamanho de sua cauda é estimado em cerca de 800.000 quilômetros de comprimento, de acordo com observações iniciais.

“O estudo de cometas como o C/2017 K2, permite que os astrônomos monitorem a atividade desde grandes distâncias heliocêntricas até distâncias menores. No caso do cometa C/2017 K2, desde sua descoberta em 2017, diversos estudos têm sido realizados para entender quais gelos e a que distâncias as atividades começaram e como essa atividade evolui à medida que o cometa se aproxima de seu periélio”, comentou Marçal.

Fonte: Observatório Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: