ASSISTA AO VIVO: Vulcão na Islândia entrou em erupção

Erupção ocorreu a cerca de 40 quilômetros de Reykjavik, perto do monte Fagradalsfjall, local onde houve em 2021 um fenômeno similar

Um vulcão entrou em erupção nesta quarta-feira, 3, em uma montanha nos arredores de Reykjavik, capital da Islândia, afirmou o Instituto Meteorológico Islandês. A erupção ocorreu a cerca de 40 quilômetros da capital, perto do monte Fagradalsfjall, local onde, em 2021, outro vulcão entrou em erupção.

Por consequência, um “alerta vermelho” foi declarado nesta quarta para proibir que aviões sobrevoassem áreas próximas, embora helicópteros tenham sido enviados para analisar a situação, declarou o Instituto Meteorológico à agência de notícias Reuters.

Diferentemente do fenômeno em 2010 no vulcão Eyjafjallajokull, que fez com que cerca de 100.000 voos fossem adiados, a erupção desta quarta-feira não deve soltar tanta fumaça ou cinzas na atmosfera. À agência AFP, uma autoridade aeroportuária nacional afirmou que nenhum voo comercial foi afetado até o momento.

ASSISTA AO VIVO:

A Islândia fica entre as placas tectônicas Norte-Americana e Eurasiana, e como as placas se movem em direções opostas, terremotos e atividade vulcânica são frequentes por lá. Cerca de 10 mil terremotos foram detectados na região desde sábado (30), e dois deles chegaram ao nível 5 de magnitude.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: