APÓS 50 MIL ANOS, COMETA PASSARÁ PERTO DA TERRA NOVAMENTE

O cometa “C/2022 E3 (ZTF)” cruzará novamente o céu da Terra após 50.000 anos desde a última visita e poderá ser visto a olho nu no final de janeiro.

O pequeno corpo rochoso e gelado tem o diâmetro de apenas um quilômetro. O cometa foi descoberto em março de 2022 pelo telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia.

Há 50.000 anos, o “C/2022 E3 (ZTF)” visitou o interior do sistema solar e passou perto da Terra. Ele foi detectado novamente no caminho da órbita de Júpiter e passará esta semana perto do Sol.

Os astrônomos, que calcularam sua trajetória após meses de observação, apontaram que ele atingirá seu periélio – o ponto mais próximo ao Sol – no dia 12 de janeiro.

Quando um cometa se aproxima do Sol, o gelo em seu núcleo passa para o estado gasoso e libera uma longa cauda que reflete a luz do astro-rei.

Esse brilhante fenômeno é o que será visto da Terra, inicialmente no hemisfério norte, à medida que “C/2022 E3 (ZTF)” se aproxima.

O cometa brilhará em todo o seu esplendor “quando estiver mais próximo da Terra”, explica o professor de física do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Thomas Prince, que trabalha para a ZTF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Acima ↑

Descubra mais sobre Verdade Mundial

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo