Grande explosão solar atingiu a Terra causando problemas

Erupção registrada na segunda-feira recebeu a classificação mais alta de intensidade

Uma mancha hiperativa no Sol vem disparando sucessivas e violentas explosões há uma semana. Nesta segunda-feira (9), segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), foi registrada uma erupção solar de classe X1.9 (o tipo mais poderoso), que causou um apagão de rádio temporário em partes da América do Sul, América Central e Oceano Pacífico.

De acordo com um comunicado emitido pela entidade, essa arrebentação aconteceu às 15h50 (pelo horário de Brasília) e foi a segunda grande explosão nos últimos quatro dias a partir da mancha solar AR3184, que sofreu uma erupção de classe X1.2 na quinta-feira (5).

Primeira semana de 2023 foi agitada para o Astro Rei

Segundo a agência espacial norte-americana compartilhou no perfil NASA Sun & Space, no Twitter, o Sol teve uma primeira semana movimentada este ano. 

Ainda sem contar a grande explosão de segunda-feira, o astro já contabilizava cinco erupções, 26 CMEs e nenhuma tempestade geomagnética. O vídeo a seguir é do Observatório Dinâmico Solar da NASA, mostrando a atividade do Sol na semana passada.

FONTE

EUA suspendem todos os voos no país após falha em sistema de aviação

Os Estados Unidos enfrentaram, nesta quarta-feira (11), uma grande interrupção em todos os voos no país.

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), agência responsável pela aviação civil americana, ordenou a suspensão de todas as decolagens de voos domésticos depois que o sistema que fornece aos pilotos avisos de segurança antes do voo ficou fora do ar.

A FAA disse em um comunicado que ordenou às companhias aéreas que suspendessem todas as partidas domésticas até às 11h (horário de Brasília) enquanto tentava restaurar o sistema NOTAMS (“Notice to Airman/Notice to Air Missions” ou “Aviso para Aeronavegantes/Missões Aéreas”).

“Estamos realizando verificações de validação finais e repovoando o sistema agora”, disse a FAA em outra declaração mais cedo nesta quarta.

“As operações em todo o Sistema Nacional de Espaço Aéreo foram afetadas. Forneceremos atualizações frequentes à medida que progredirmos”, acrescentou.

Falando com repórteres na manhã desta quarta em Washington, o presidente americano Joe Biden disse que conversou com o secretário de transportes, Pete Buttigieg.

“Eles ainda não sabem qual é a causa. Mas estava no telefone com ele. Disse para reportarem diretamente a mim quando descobrirem. Aeronaves ainda podem pousar em segurança, apenas não podem decolar agora”, disse Biden.

“Eles não sabem qual é a causa. Eles esperam que nas próximas horas terão uma percepção boa do que causou e vão responder”, acrescentou.

A associação que representa as companhias aéreas dos EUA, Airlines for America, diz que a interrupção está “causando atrasos operacionais significativos”.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Acima ↑

Descubra mais sobre Verdade Mundial

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo