Em uma carta bombástica, o político canadense Larry Maguire instou o Ministro da Defesa Nacional do Canadá a solicitar um briefing que pudesse verificar se o Canadá e a aliança de inteligência Five Eyes estão envolvidos em um programa secreto sobre a recuperação e exploração de materiais originados de OVNIs.
Tudo jogado no ventilador
“O material estrangeiro recuperado é estudado por meio do Programa de Material Estrangeiro Five Eyes (FMP) que, no Canadá, é patrocinado pelo Comando de Inteligência das Forças Canadenses, alinhado com vários acordos e tratados de compartilhamento de inteligência.”
A aliança de inteligência Five Eyes, estabelecida em 1941, hoje compreende Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Em maio de 2023, o Dr. Sean Kirkpatrick, que lidera o Gabinete OVNI do governo dos EUA (conhecido como AARO), revelou ter realizado uma reunião com as nações do Five Eyes para discutir o assunto OVNI.
Em sua carta, Maguire também destaca a Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa do Canadá (DRDC), que ele afirma (conforme o título de sua carta) participou dos esforços para analisar materiais de OVNIs, que podem ser rastreados até cerca de 1950:
