Os municípios incluídos inicialmente no decreto estadual foram todos aqueles que reportaram à Defesa Civil e aos demais órgãos estaduais de resposta danos humanos referentes aos eventos meteorológicos adversos, e também os que reportaram informações ao Sistema de Gerenciamento da Defesa Civil estadual.
- Estado de Calamidade Pública se configura quando o desastre compromete completamente a capacidade de resposta do município.
- Considerando que, a partir da maior precisão das informações das áreas afetadas e dos danos ocorridos, verificou-se que os municípios foram atingidos de forma diversa em seus territórios pelo mesmo evento adverso, o que traz a necessidade de reclassificação da intensidade do desastre, se considerado o respectivo território do município, para nível II em algumas municipalidades”, consta no decreto.
Municípios em estado de calamidade pública:
1. Arambaré
2. Arroio do Meio
3. Barra do Rio Azul
4. Bento Gonçalves
5. Bom Retiro do Sul
6. Candelária
7. Canoas
8. Canudos do Vale
9. Caxias do Sul
10. Colinas
11. Cruzeiro do Sul
12. Doutor Ricardo
13. Eldorado do Sul
14. Encantado
15. Estrela
16. Fontoura Xavier
17. Guaíba
18. Imigrante
19. Lajeado
20. Marques de Souza
21. Montenegro
22. Muçum
23. Pelotas
24. Porto Alegre
25. Putinga
26. Relvado
27. Rio Grande
28. Rio Pardo
29. Roca Sales
30. Rolante
31. Santa Cruz do Sul
32. Santa Maria
33. Santa Tereza
34. São Jerônimo
35. São José do Norte
36. São Leopoldo
37. São Lourenço do Sul
38. São Sebastião do Caí
39. São Valentim do Sul
40. São Vendelino
41. Severiano de Almeida
42. Sinimbu
43. Taquari
44. Travesseiro
45. Venâncio Aires
46. Veranópolis
DOAÇÕES PARA O RS:
O Instituto Círculo, através da rede de alunos do Círculo Escola, está mapeando ONG’s que estejam na linha de frente de socorro às vítimas das enchentes em todo o RS.
PIX 49538690000126 (CNPJ)
institutocirculo.org/bah-tmj
DOAÇÕES PARA VERANÓPOLIS:
Eduardo Moro – grupo de voluntários que está arrecadando doações e entregando nas áreas afetadas do RS com o grupo de jipeiros que abrem caminho em locais de difícil acesso. Já foram dezendas de carretas em mantimentos para pessoas, animais, além de combustível para geradores, resgate de pessoas na serra e ajuda na limpeza de locais.
PIX 34188203000175 (CNPJ)
https://www.instagram.com/eduardo_moroo/
VERANÓPOLIS, NOSSA CASA
Oi pessoal, aqui é o Ton. Nossa situação aqui no estado ainda está longe de ficar melhor, por isso, toda a ajuda será necessária e não apenas uma vez, mas de forma a continuar apoiando os voluntários e equipes na reconstrução do nosso estado. Muitas famílias perderam tudo, perderam vidas, perderam o rumo e significado de viver, quem puder, colabore, tanto com o círculo, quanto com o Eduardo Moro aqui de Vera, são nossos parceiros de guerra! Obrigado.

