Muitos já podem ter ouvido falar no belíssimo Projeto Vigília, um projeto de monitoramento celeste via câmeras, idealizado pelo ufólogo Rony Vernet, que se encontra neste exato momento no Amazonas investigando as denúncias de indígenas locais sobre a presença de fenômenos FANIs que vêm assombrando a região.
Mas talvez poucos tenham ouvido falar em outro excelente projeto de rastreamento científico-ufológico conduzido por um ufólogo paulista chamado Ivan Medeiros.
No estado da Bahia, mais precisamente no município de Lauro de Freitas, encontra-se um homem que, sozinho, idealizou e construiu, se não a maior unidade de rastreamento/monitoramento científico de UFOs do Brasil!
Usando diversos meios e aparatos tecnológicos, o ufólogo desenvolveu um trabalho digno de filmes de Hollywood.
Todos sabemos da importância das vigílias ufológicas, das quais utilizamos para monitorar os céus em busca do fenômeno UFO. De modo geral, as vigílias ufológicas praticadas visualmente, com uso de binóculos, lunetas e câmeras, podem proporcionar uma boa pesquisa ufológica, mas limitadas.
Por isso também a importância de dispormos de outros variados meios, métodos e modos para executar uma vigília ufológica.
E quando se trata de vigília ufológica, temos na Bahia um dos melhores e mais completos centros de vigília, rastreamento e monitoramento ufológico do Brasil, tudo isso graças a um homem, um entusiasta da ufologia, o pesquisador e ufólogo Ivan Medeiros.
Paulista da capital, filho de um ex-militar da Aeronáutica, interessado pelo espaço, aviação e radioamadorismo desde criança, Ivan é hoje um dos ufólogos que melhor representa a ufologia brasileira na investigação científica.
Nutrindo uma paixão desde a infância, aos 10 anos de idade Ivan ganhou um walkie-talkie que captava PX e passava horas por dia ouvindo as conversas dos radioamadores. Aos 13 anos, recebeu seu primeiro rádio do avô, também um entusiasta, e desde então não parou mais, mantendo seu hobby em prol da investigação ufológica até hoje.
Aos 55 anos, Ivan Medeiros, que é formado em Direito e Biologia, pós-graduado em Arqueologia e Astronomia, dedica-se há mais de 30 anos ao estudo da ufologia. Durante esse tempo, acumulou vigílias, pesquisas de campo e documentos em mais três estados por onde passou.
Morando atualmente no Estado da Bahia, onde, inspirado no Projeto Hessdalen, idealizou a Unidade de Rastreamento Ufológico do Atlântico (URUA), localizada a 100 metros do mar, na cidade de Lauro de Freitas, uma região de alta casuística ufológica.
No bairro de Vilas do Atlântico, Ivan Medeiros instalou a Unidade de Rastreamento Ufológico que impressionaria grandes grupos e instituições.
A unidade existe há 7 anos, mas na verdade vem sendo desenvolvida há décadas.
Nos fundos de sua casa, em um pequeno quarto, o ufólogo conseguiu instaurar um grande projeto de rastreamento e monitoramento científico em busca de estudar OVNIs.
A unidade consiste em câmeras de alta definição apontadas para o céu 24h por dia, equipadas com sensores de movimento e conectadas a um DVR de última geração digital.
Essas câmeras DVR possuem um sistema de gravação contínua, podendo gravar vídeos ininterruptamente, permitindo que você tenha um registro completo de tudo o que acontece no local monitorado. Além de possuir um sistema de gravação por detecção de movimento: possuem a capacidade de iniciar a gravação apenas quando detectam movimento, economizando espaço de armazenamento e facilitando a revisão de eventos importantes.
Além disso, Ivan utiliza vários programas de rastreamento e monitoramento, quando há qualquer indício de objeto anômalo, ele verifica possíveis fontes terrestres usando programas de rastreamento de satélites (como Orbitron), monitoramento de voos e aeroportos (como Flighware), e também estuda estrelas e planetas (como Stellarium). Paralelamente a isso, monitora as frequências de aviação, aeroportos, marinha, radioamadores, caminhoneiros, taxistas, militares, entre outros, para averiguar avistamentos.
Quando deseja confirmar um avistamento, utiliza um radar aeronáutico de um antigo avião de reconhecimento Tracker da Marinha Americana. Além de possuir um mini-radiotelescópio caseiro que pode ser usado para observação de meteoroides e detecção de ondas de rádio de corpos celestes.
Todos os registros são arquivados em HDs externos para consulta posterior.
Autor: Júlio Tavares. Um entusista da ufologia, um interessado pelos mistérios, um cauteloso divulgador ufológico. via https://ovniologia.com.br/2024/07/conheca-a-urua-uma-das-maiores-unidades-de-rastreamento-cientifico-ufologico-do-brasil.html
