Caça Gripen: o primeiro avião de guerra do Brasil

Há dez anos, o governo federal e a fabricante sueca Saab firmaram um contrato para a compra de 36 caças Gripen à Força Aérea Brasileira (FAB).

Até o momento, foram recebidas oito unidades da categoria E pela FAB. Os caças, que tem apenas um assento, tem 15,2 metros de comprimento e 8,6 metros de largura.

Como o Gripen funciona?

O caça voa em velocidade supersônica, com alcance de 4.000 quilômetros, podendo ser reabastecido no ar. A atual versão do Gripen ainda consegue carregar 40% a mais combustível que a anterior. O motor F414G tem potência de até 22 mil libras.

A sua velocidade máxima é de Mach 2 (2.500 km/h).

Para realizar um pouso, o Gripen precisa de 600 metros, podendo operar em pistas pequenas ou até em estradas. Em cerca de dez minutos, o caça pode ser rearmado, reabastecido e voltar para o combate.

Vazia, a aeronave pesa oito toneladas. Entretanto, pode ter o dobro na decolagem: 16,5 toneladas — contando com todos os equipamentos, combustível e o militar que estiver embarcado. O impulso máximo é de 98 kN (cerca de 9.993 quilos).

A aeronave possui 10 hardpoints — espaços na asa ou na fuselagem para transporte de cargas, como motores, munições, equipamentos, entre outros. O avião é equipado com um canhão Mauser BK27 milímetros.

Os comentários estão encerrados.

Acima ↑

Descubra mais sobre Verdade Mundial

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo