- A cada 7 anos, temos que enfrentar uma crise. Do nascimento aos 42 anos, passamos por etapas que compõem o processo de afirmação. Esses cinco primeiros estágios são os mais importantes para a pessoa.
A partir dos 42 anos, torna-se um processo de transformação. - PRIMEIRA ETAPA
Idade: 0 a 7 anos
Conflito: A DISTÂNCIA. Nesta fase é normal que as crianças temam a ausência ou a distância. O que pode tornar esse medo ainda maior é a possível morte de um parente ou animal de estimação. A separação dos pais também é um fator importante, que arraiga o medo. Se não trabalhar bem esse medo, pode-se ficar preso no medo do abandono.
Atitude: PRESENÇA. Os pais têm de manter a sua presença nesta fase da vida, tanto qualitativa como quantitativamente. Tanto a figura materna quanto a figura paterna são essenciais.
Elemento água. Favorecer o contato com a água é curativo nesta fase da vida. Através dele, as crianças canalizam muita energia.
Nível de consciência O EU. As crianças precisam de limites claros e precisos, segurança. “As regras são por si só.” Não é necessário dar-lhes explicações sobre o que lhes é dito, mas eles precisam se sentir seguros.
Sentido: SABOR. Nesta fase é essencial variar a dieta. Desta forma, eles reconhecem que nem tudo que eles gostam é nutritivo. A variedade permite-lhes aprender a desfrutar de tudo. - SEGUNDA ETAPA
Idade: 7 a 14 anos
Conflito: PROXIMIDADE. Medo do outro, que ele não me ame, que ele não goste de mim.
Atitude: AUTONOMIA. Ajude-os a enfrentar suas situações sozinhos, a tomar suas decisões. Estar perto e acompanhá-los é a missão dos pais. “A norma é baseada em um valor”. Você tem que explicar o que você diz a eles. É fundamental que aprendam a cumprimentar e agradecer, dá-lhes um sentido de dignidade. Tempo de provocação entre as crianças. Acontece na fase escolar e na família. Se no núcleo íntimo o ridículo atinge a crueldade, os pais devem intervir.
Elemento fogo. Favorecer a aproximação do fogo é curativo. Tempo de acampamentos e fogões, muito importante nesta época.
Nível de consciência SOCIAL. A solidariedade espontânea nasce nas crianças. Devemos promover o sentimento de solidariedade, pois isso os ajuda a se valorizar como pessoas e a compreender os outros. - Sentido: VISÃO. Você tem que ajudá-los a ver a vida. Você pode assistir a vídeos ou filmes junto com as crianças e depois refletir juntos; o que interpretaram, como se sentiram, etc. Faça filosofia infantil. Ensine os nomes das estrelas. Nesta fase da vida, o ensino das constelações é algo que não se esquece mais.
- TERCEIRA ETAPA
Idade: 14 a 21 anos
Conflito: MUDANÇA. Nesta fase começa o processo hormonal de todo adolescente. É quando se constituem como pessoas, e precisam se distanciar de seus pais.
Atitude: SEGURANÇA. Os pais têm que ser capazes de dizer ao filho “pode contar comigo”. Eles não precisam se envolver na vida do filho, mas sim serem como faróis, serem as referências. Os filhos prosperam em sua consistência. Você tem que deixá-los fazer o seu processo. As crianças não querem pais perfeitos, mas sim pais coerentes: “Seja como faróis plantados em valores coerentes e consistentes.”
Elemento: AR. Devemos promover o contato ao ar livre, no espaço. É uma cura para os adolescentes que canalizam sua energia através desse elemento.
Nível de consciência: EXISTENCIAL. Eles têm que aprender uma atitude crítica positiva em relação à vida. É a fase em que eles têm que refletir sobre o sentido da vida, sobre o sentido de suas vidas.
Sentido: TOQUE. Promova artesanato, sentindo as coisas e trabalhando com as mãos. Aprenda um instrumento musical. - QUARTA ETAPA
Idade: 21 a 28 anos
Conflito: CONTINUIDADE. Rotina. Qualquer compromisso gera um sentimento de perda de liberdade para uma pessoa.
Atitude: CRIATIVIDADE. As coisas ordinárias da vida devem ser feitas de maneira extraordinária. “Mostre ser criativo”. É um valor que as crianças devem adquirir pelo contágio da atitude dos pais.
Elemento terra. Contato com o parque, o jardim, a terra. A natureza segue seu ritmo e não é rotina. A rotina não existe, são ciclos naturais.
Nível de consciência: TRANSPESSOAL. Nesta fase você tem que questionar o sentido da vida. Você começa a descobrir a missão na vida; por que estou aqui, de onde venho, para onde vou? O que faço da minha vida e por quê?
Sentido: CHEIRO. Nesta fase, prevalece o olfato, para escolher o tipo de parceiro que me acompanhará durante minha vida, trabalho, etc. Procura desenvolver o bom senso. - QUINTA ETAPA
Idade: 28 a 42 anos (2 etapas juntas)
Conflito: PERDER. Perder o que gostava de fazer, meu esporte, o tempo que tinha para mim, trabalho, segurança material, virilidade, juventude, etc.
Atitude: VOCÊ NÃO PRECISA TER, VOCÊ TEM QUE SER. É hora de dedicar tempo e energia ao seu ser interior. “Crescimento e afirmação interior”
Elemento: LUZ/SOL. Hora de ser claro. A solidão é necessária; Não é isolamento, é encontro consigo mesmo.
Nível de consciência: UNIDADE. Conscientização da comunidade. Eu não sou, nós somos. Nesta fase é necessário adotar a gratidão e o sorriso, como atitude de vida. Quem consegue, em vez de se deprimir e reclamar, é quem aprendeu a viver.
Sentido: AUDIÇÃO. Ouça-nos e ouça-o. É hora de ouvir e aprender. Preste atenção ao mais sagrado de si mesmo. Aprenda a ouvir.
A partir dos 42 anos, os medos são espelhados com as idades anteriores correspondentes. Se eu realmente aprendi a viver, então… - SEXTA ETAPA
Idade: 42 a 49 anos
Conflito: CONTINUIDADE. Se trabalhei meus medos, nessa idade não tenho medo da rotina. O que eu quero é fundamentar tudo o que aprendi. A pessoa vive para o lazer, sente um grande desejo de transmitir e dar. Ele não fica entediado, sempre encontra uma maneira criativa de se entregar e se comunicar. Ele procura estar em contato com a terra, em seu jardim ou regar suas plantas. Se ele não trabalhou seus medos, em vez de “ser”, ele procurará “ter”. Em vez de estar em contato com a terra, ele vai querer possuir coisas, possuir terra. Esta idade é a última oportunidade que tenho de saber qual é a minha missão pessoal na vida. O sentido é o olfato. A pessoa que superou seu medo, encontra a sabedoria escondida nos aromas. Aprecie as essências, incensos leves, etc. - SÉTIMA ETAPA
Idade: 49 a 56 anos
Conflito: MUDANÇA. Se a pessoa não trabalhou dentro de si, nessa idade procurará segurança fora, nos outros ou nos filhos. A amizade volta, o reencontro com os amigos, o sentimento “pode contar comigo”. O nível de consciência é existencial. Se a pessoa não cresceu, adotará uma atitude crítica negativa em relação à vida. Se cresceu internamente, será uma pessoa positiva, que colabora e participa para que as coisas melhorem. O sentido é o tato. Volta às atividades manuais, para redescobrir o amor no casal. - OITAVA ETAPA
Idade: 56 a 63 anos
Conflito: PROXIMIDADE. Se a pessoa não superou seus medos, nessa fase ela terá muito medo do outro, de prejudicar a si mesma ou a seus filhos. Pânico diante da insegurança e do dano. Se ele não trabalhou, com medo, ele vai fechar. Em vez de autonomia, ele se tranca em sua casa, não sai. Sentido é fogo; procurando compartilhar assados, fazer fogueiras. O nível de consciência é o social. Se você cresceu como pessoa, quer ser útil, ouvir, participar e entrar em contato com a realidade. - NONA FASE
Idade: 63 a 70 anos
Conflito: ABANDONO. Se você não trabalhou seus medos, a pessoa exige presença. Ele é mau diante da vida e quer se encher de vida, então faz reivindicações de presença, tempo, energia. Ele é egoísta e fica doente para chamar atenção. Você tem que limitar essas pessoas. O elemento é a água e ajuda a dissolver os medos internos. O sentido é o sabor. Se aprendeu a viver, a pessoa come pouco, mas come bem. Sua comida fala do seu estado de consciência. - DÉCIMA ETAPA
Idade: 70 a 84 anos
Conflito: PERDER. Se a pessoa trabalhou seus medos, ela sabe que a vida não termina com a morte, é apenas um passo. Ele não tem medo de perder. Ele é um farol para os outros, ele ama o sol e abre todas as janelas de sua casa para deixar entrar a luz. O nível de consciência é a unidade, e eles se preocupam com a união e a família. O sentido é a audição. A pessoa ouve duas vezes mais do que fala. Ouça com atenção o que você tem a dizer e não se encha de palavras. Caso contrário, ele fala duas vezes mais do que ouve. - A.D
Por @despertarodivino
Os Setênios
